
Nesta segunda-feira (28), as scolas no municÃpio de Presidente Olegário retomaram as atividades presenciais no modelo hÃbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O transporte escolar é oferecido pela Prefeitura de Presidente Olegário
O retorno na rede estadual é na escola estaduais Farnese Maciel (Presidente Olegário) e Escola Estadual de Ponte Firme (Distrito de Ponte Firme). O retorno acontece após quase um ano e meio de ensino remoto, as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, devido a pandemia da Covid-19.Â
Na Escola Estadual Presidente Vargas no Distrito de Galena um aluno que teve autorozação dos pais não compareceu, a direção informou que outros alunos que foram liberados pela famÃlia aguardam a homologação da licitação do transporte escolar pela Prefeitura para retornarem as atividades.
As aulas foram retomadas após decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que autorizou reabrir instituições, onde o municÃpio esteja na onda verde ou amarela do Minas Consciente, caso do municÃpio de Presidente Olegário que esta na onda amarela.
A adesão à s aulas presenciais não é obrigatória – as famÃlias têm autonomia para decidir, já que as atividades remotas vão continuar. O retorno é hÃbrido, com alunos nas escolas em uma semana e, na outra, em casa com aulas remotas. Não há limite máximo de estudantes por turma – o número depende do tamanho das salas de aula. As normas exigem distanciamento de 1,5 metro entre cada pessoa.
Na rede estadual em Presidente Olegário são 192 alunos matriculados do 1º ao 5º Ano do ensino fundamental, destes 80 os pais autorizaram o retorno presencial às aulas e 112 não tiveram liberação e continuarão com aulas remotas. As aulas presenciais obedecem o protocolos da Saúde.
As regras para o retorno das aulas presenciais:
- disponibilizar dispenser com sabonete lÃquido, álcool gel, máscaras reutilizáveis, copos descartáveis, papel toalha, luvas e lixeiras com tampa e pedal.
- as escolas adotem horários diferentes para entrada e saÃda de acordo com cada turma, de forma que os grupos não se encontrem.
- o distanciamento mÃnimo entre alunos deve ser de 1,5 metro.
- o retorno deve ser monitorado constantemente, para entender os impactos do retorno às aulas na situação epidemiológica.
Aulas serão suspensas, se houver casos de Covid-19
Quando tiver mais de um caso de aluno com diagnóstico confirmado de Covid-19 em uma mesma turma, todos os estudantes daquela sala deverão migrar para o ensino remoto.
Se houver mais de uma turma suspensa em um mesmo turno, todo o turno deve migrar para ensino remoto. Caso seja necessária suspensão de mais de um turno, toda a escola deverá migrar para ensino remoto temporariamente.
Vacinação
No municÃpio de Presidente Olegário até o fechamento da reportagem 364 trabalhadores da educação da rede municipal e estadual já foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19:
Rede MunicipalÂ
O Pohoje questionou a Secretária Municipal de Educação, Nilda Borges sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal, mas até a publicação da reportagem não obteve resposta.
Leia mais:
Uma resposta
Bom trabalho, saúde e muito sucesso a todos! ???☕???