Após forte chuva, Córrego transborda alaga rua e invade casas nos bairros Aleixo Araújo e Barro Preto

Córrego transbordou pela quarta vez este ano. Choveu 95,5mm nas últimas horas.

Uma forte chuva que caiu pela madrugada até o início da manhã deste sábado (5), em Presidente Olegário, fez com que o Córrego da Varginha transbordasse e alagando ruas e avenida; e inundando casas nos bairros Aleixo Araújo e Barro Preto. Ninguém ficou ferido. 

A Rua Prefeito Otaviano Andrade no bairro Aleixo Araújo é a que mais fica alagada e inunda casas. Uma família foi retirada do local e está em um imóvel alugado.

Os moradores relataram ao Pohoje que é a quarta vez que o Córrego transbordou este ano devido as fortes chuvas que assolam o município. “Esse ano está bem atípico, chovendo mais do que esperado, prefeito Rhenys prometeu uma solução definitiva, agora é aguardar, até porque no período chuvoso não dá pra fazer nada”, relatou um morador afetado pela inundação. 

O transbordamento do Córrego da Varginha atingiu ainda a lagoa da entrada da cidade, que transbordou alagando a Avenida Dona Mindoia e inundando casas no bairro Barro Preto. 

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e Secretária de Obras e Serviços Público, fazem o monitoramento do local. Os moradores do local sofrem há décadas com o prolema de transbordo do Córrego da Varginha.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil, sargento Andre Amaral até o fechamento da reportagem não havia outros registros de estragos devido a chuva. 

O prefeito sargento Rhenys Cambraia disse ao Pohoje que uma obra será feita no local para dar nível a água que fica empossada e acumulada.

Chuvas em Presidente Olegário

Desde o início do período chuvoso o município tem registro de vários transtornos causados pelas chuvas, como alagamento de ruas, inundação de casas, interdição de rodovias devido a deslizamento de terra, afundamento de asfalto, transbordo de rios, córregos, rompimento de pequenas represas.  O prefeito decretou situação de emergência devido às fortes chuvas. 

O município tem 16 famílias que deixaram suas casas devido o risco de desabamento nos bairros Aleixo Araújo, Américo Caetano e Planalto.  Estas famílias receberão meio salário mínimo (R$ 606) do Programa Aluguel Social, após aprovação dos vereadores. O projeto foi apresentado pela Prefeitura.  

Previsão

De acordo com a Estação de Tratamento de Água “ETA” da Copasa – MG – nas últimas horas em Presidente Olegário choveu 95,5 milímetros (mm). Nestes 36 dias de 2022, já choveu 857,5 no mesmo período em 2021 foram 505,5mm.

A previsão é de 95mm de volume até a próxima segunda-feira (7), no município de Presidente Olegário de acordo com o Clima Tempo.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP