7 de julho de 2018 - Por Juarez Martins

Lei que obriga bancos a instalar dispositivos de segurança não é cumprida

Lei foi criada em 2017, em Presidente Olegário a pedido da PM.

Agência do Itaú alvo dos bandidos em junho (Foto: Aldieres Brito)

Agência do Itaú alvo dos bandidos em junho (Foto: Aldieres Brito)

Em julho de 2017, os vereadores de Presidente Olegário aprovaram uma Lei a pedido do comando da Polícia Militar para tornar obrigatório a colocação de dispositivos de segurança nas agências bancárias para dificultar ação de quadrilhas especializadas em explosões de caixas eletrônicos.

Pela Lei os bancos tinha o prazo de 120 dias para colocar portas ou grades de aços nas fachadas externas das agências, para dificultar ação criminosa o prazo terminou em novembro do ano passado.

Segundo a Polícia Militar o dispositivo seria usado após o horário de fechamento dos caixas eletrônicos, só que o prazo venceu e somente a agência do Sicoob cumpriu a Lei. Itaú, Bradesco e Banco do Brasil não instalaram os dispositivos.

A agência que não cumprir deve ser multada o valor pode chegar a R$ 80 mil e o estabelecimento pode perder alvará de funcionamento.

No dia 27 de junho, a agência do Itaú no centro da cidade foi alvo de bandidos que explodiram os caixas eletrônicos e deixou um guarda noturno ferido na perna. O valor levado não foi informado. A agência do Itaú retornou o funcionamento parcial nesta quinta-feira (5)

Outro Lado.

O Banco Itaú disse que não vai comentar sobre a Lei Municipal que dispõe sobre a colocação de dispositivos. O Banco do Brasil e Bradesco até o fechamento da reportagem não respondeu aos questionamentos.

A Prefeitura Municipal disse em nota que o departamento jurídico está estudando uma forma de notificar os bancos para cumprir a Lei.

Comentários

4 Comentários para Lei que obriga bancos a instalar dispositivos de segurança não é cumprida

  1. Paulinha disse:

    Banco so sabe roubar dos clientes . Esses do itaú pode checar nos extratos se vai ter uns reais mais de taxa de não sei o que pra custear us gastos da explosão

  2. Vicente disse:

    Mais uma conquista do povo de Presidente Olegário

  3. Manoel Filho disse:

    Prefeitura tem que notificar esses bancos logico que não é 100¨% mais se sua casa tem fragilidade na porta os bandidos procuram ela. A segurança da população em risco.

  4. Luiz disse:

    Quero ver multar esses bancos muito dificil na materia o itau nem quis comentar a lei os outros não responderam, bancos so querem sugar do povo e o poder publico é conivente.

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *