Em julho de 2017, os vereadores de Presidente Olegário aprovaram uma Lei a pedido do comando da PolÃcia Militar para tornar obrigatório a colocação de dispositivos de segurança nas agências bancárias para dificultar ação de quadrilhas especializadas em explosões de caixas eletrônicos.
Pela Lei os bancos tinha o prazo de 120 dias para colocar portas ou grades de aços nas fachadas externas das agências, para dificultar ação criminosa o prazo terminou em novembro do ano passado.
Segundo a PolÃcia Militar o dispositivo seria usado após o horário de fechamento dos caixas eletrônicos, só que o prazo venceu e somente a agência do Sicoob cumpriu a Lei. Itaú, Bradesco e Banco do Brasil não instalaram os dispositivos.
A agência que não cumprir deve ser multada o valor pode chegar a R$ 80 mil e o estabelecimento pode perder alvará de funcionamento.
No dia 27 de junho, a agência do Itaú no centro da cidade foi alvo de bandidos que explodiram os caixas eletrônicos e deixou um guarda noturno ferido na perna. O valor levado não foi informado. A agência do Itaú retornou o funcionamento parcial nesta quinta-feira (5)
Outro Lado.
O Banco Itaú disse que não vai comentar sobre a Lei Municipal que dispõe sobre a colocação de dispositivos. O Banco do Brasil e Bradesco até o fechamento da reportagem não respondeu aos questionamentos.
A Prefeitura Municipal disse em nota que o departamento jurÃdico está estudando uma forma de notificar os bancos para cumprir a Lei.