Com investimento de R$ 4 milhões Fórum de Presidente Olegário recebe obras de ampliação e reforma

Início das obras e ampliação do Fórum
Início das obras e ampliação do Fórum

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) iniciou as obras para ampliação e reforma do Fórum Deiró Eunápio Borges da Comarca de Presidente Olegário. A previsão é que as obras sejam entregues  em 18 meses.

Um novo prédio foi construído em 2004, na ocasião o juiz era o Dr. Joamar Gomes Vieira Nunes, substituindo o prédio antigo construído entre as décadas  de 1940 e 1950.

A Comarca de Presidente Olegário foi instalada em 25 de setembro de 1955, a ata de instalação foi lavrada pelo Sr. Joaquim Araújo Neto.

Após a sua instalação, ficou a frente da mesma, interinamente, Sr.Sinfrônio Bernardes Amorim, até que se empossasse o primeiro juiz de Direito da Comarca, Dr. Maurício Nacife no dia 5 de março de 1957.

--- Continua depois da publicidade ---

A reforma e a ampliação do prédio construído em 2004, está sendo realizada na direção do atual do magistrado Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Dr. Gilson Soares Lemes.

A reforma e ampliação foi anunciada em 2020, pelo então presidente do TJMG, desembargador Dr. Nelson Missias de Morais, no dia do anuncio ele recebeu o título de Cidadão Olegarense, do vereador Pedro Osvando de Castro, autor do projeto de honraria. O homenageado é natural da cidade de João Pinheiro e casado com Heloisa Fernandes de Morais, filha do ex-prefeito de Presidente Olegário Natal José Fernandes –in memoriam-.

O valor do investimento para reforma e ampliação do Fórum é de R$4.041.822,99 (quatro milhões e quarenta e um mil oitocentos e vinte e dois reais e noventa e nove centavos), a empresa  CLL Engenharia e Empreendimentos Ltda foi a vencedora para executar as obras.

A nova estrutura terá um andar destinado à arquivo, sala de gabinete e audiências; assessoria, e secretaria. No primeiro pavimento além da reforma será construída garagem.

Segundo a Secretaria da Comarca de Presidente Olegário, disse que para o início das obras foram removidas diversas árvores com autorização dos órgão ambientais.

Com a reforma a sala da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública será transferida para a sede da Secretaria Municipal de Educação na Praça Afonso de Sá, centro da cidade. Já os outros setores serão remanejados conforme o andamento da reforma.

O fórum atende Presidente Olegário e os municípios de Lagamar e Lagoa Grande. Até o momento a Comarca tem cerca de 7 mil processos em tramitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cofe