Presidente Olegário, tem 8 casos suspeitos de dengue, seis no Distrito de Ponte Firme

No ano passado, município registrou 29 casos confirmados de dengue. Somente dois casos suspeitos já foram notificados outros aguardam notificação.
Moradores reclamam que um caminhão e um Fiat 147 estão há anos como foco/Foto: Jeovani de Castro
Moradores reclamam que um Caminhão e um Fiat 147 estão há anos como foco na Rua Marcolino de Barros no Distrito de Ponte Firme/Foto: Jeovani de Castro

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (18), Presidente Olegário, Noroeste de Minas, possui cinco casos suspeitos de dengue, que estão aguardando a finalização da investigação e resultados laboratoriais de exames.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) pelo setor de Epidemiologia e junto com um balanço da dengue de 2015. Ao todo, foram 29 casos positivos de dengue até o mês de dezembro.

Este ano são 2 casos suspeitos em Presidente Olegário e seis no Distrito de Ponte Firme. Duas casas na Rua Capitão Joaquim Coelho e carros parados na Rua Marcolino de Barros são que concentram o foco do mosquito. Segundo representantes de associações voluntários já ofereceram para realizar a limpeza e os proprietários resistem e não deixam limpar.

Os moradores ainda relatam que um Caminhão e um Fiat 147 estão estacionados há anos e é um dos focos. De acordo com eles o Fiat esta parado há pelo menos 5 anos e o caminhão há 15 anos.

Sobre os casos suspeitos, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cláudia Souza, informou que casos foram notificados e enviados para o laboratório de referência estadual em Uberaba. Com referência aos outros casos o setor ainda não foi notificado e tão logo tome conhecimento os exames serão encaminhados para o laboratório.

Segundo Cláudia Souza os pedidos de exames em laboratórios particulares não entra na estatística do município. “Orientamos a todos que teve pedidos de exames particulares com suspeita de dengue a procurar o serviço de Epidemiologia após o sexto dia de sintomas da doença para que sejam enviados ao laboratório credenciado do Estado” a coordenadora.

O serviço de Vigilância Epidemiológica esta localizado na Praça Afonso de Sá, centro (antiga prefeitura). Para todos os casos confirmados, há acompanhamento e investigação, assim como ação de bloqueio da área onde os pacientes residem. Claudia Sousa disse que para combater os focos está programado para os próximos meses mutirão de limpeza no município, o Distrito de Ponte Firme deve receber o serviço em fevereiro.

Fique atento aos cuidados:

– Caixa d’água vedada evita a entrada ou saída do mosquito;

– Galões, tonéis, poços, latões, lixeiras e tambores devem ser totalmente vedados, inclusive aqueles usados para água de consumo;

– Ralos limpos e com aplicação de telas, evitam o surgimento de criadouros;

– Vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual devem ser tapados e verificados semanalmente;

– Plantas como bambus, bananeiras, bromélias, gravatás, espada de são Jorge e outras semelhantes também podem acumular água; – Na área de serviços, baldes virados de boca para baixo evitam o acúmulo de água;

– Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos, bem esticadas evitam a formação de poças d’água;

– Piscinas e fontes devem ser limpas e tratadas com auxílio de produtos químicos específicos.

Rua Capitão Joaquim Coelho - Distrito de Ponte Firme/Foto: Jeovani de Castro
Rua Capiṭo Joaquim Coelho РDistrito de Ponte Firme/Foto: Jeovani de Castro

 

8 respostas

  1. Estamos a mercê de um governo Municipal inepto é moroso. De 6 pessoas já pegaram a doença Pq não antecipam esse mutirão p agora. Os mosquitos agradecem. No fim do ano os que sofreram com isso certamente vão agradecer tbem ao nosso prefeito. Haja incompetência. Sinto vergonha de algo que tive orgulho no passado.

    1. Não tem jeito mesmo! Como é que pode uma pessoa ter a coragem de culpar um administrador por uma epidemia de DENGUE! isso é culpa de quem não tem higiene e não cuida do que é de sua obrigação. Eu nunca vi, em nenhum lugar do mundo, um governador, um prefeito ou seja lá que administrador que for sair de casa em casa orientando para deixar lixo jogado em qualquer canto, vasilhas, caixas d’água abertas, em fim tudo que possa contribuir e servir de criadouros de mosquitos espalhados por aí. Faz – se campanhas educativas, todo mundo sabe o que tem que ser feito, só não fazem porque não quer e, depois, ainda vem falar que a culpa é do administrador da cidade. Até onde isso vai parar? Só está faltando culpar os administradores por sua casa, suas roupas, a louça, etc… da SUA CASA estarem sujas!!! Tenha santa paciência!!! Eu tenho é pena de quem é administrador!!! Coitados!!! E sempre foi assim!!! Entra um e sai o outro e o povo sempre insatisfeito porque querem tudo na mão, pronto sem ter que fazer nada para ajudar! Deus me livre….

      1. O poder publico tem sim, enorme parcela de culpa. Primeiramente, pela falta de atuação, onde deveria fiscalizar e multar os porcos que contribuem para a proliferação do mosquito, depois, por não dar condições àqueles que tem consciência e tentam dar um fim correto ao seu lixo.
        Em Ponte Firme, por exemplo, não há coleta de lixo diária. Na ultima gestão foi acordado que seriam instaladas algumas lixeiras na vila, e a coleta seria semanal, de forma a viabilizar o serviço por parte da prefeitura. Acontece que essas lixeiras transbordam de lixo que apodrece por meses gerando mal cheiro e virando criadouros de mosquitos.
        Nosso amigo Vicente, está certo em reclamar, se ele está cuidando de sua casa ou não, isso cabe ao Estado, fiscalizar e multa-lo se for o caso.

        Talvez você ache que o pessoal de Ponte Firme não se esforce para eliminar seu lixo de forma apropriada, se você pensa assim, sugiro que por duas semanas, você pare de usar o serviço da prefeitura e tente eliminar seu lixo gerado nesse período.

  2. Se todos mantivesse os lotes limpos e os criadouros em casa sob controle ajudaria e muito a secretaria de saúde. Não basta só poder público. O povo tem que ajudar no combate a dengue.

  3. Respondendo ao afff…ogado ai. Na sua cidade tem foco de dengue. Vá lá com sua arrogância e cuspa onde tá o foco pra acabar c ele. Puxa saco. Em tempo. Ganhou lote tbem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP