Presidente Olegário começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nesta sexta-feira (21)

Pode receber a 1ª dose crianças com comorbidades e deficiência permanente, vacinação será na UBS Aeroporto
Gil Leonardi / Imprensa MG

As crianças de 5 a 11 anos começam a receber a vacina contra a Covid-19 em Presidente Olegário nesta-feira (21). As primeiras a serem imunizadas com as doses da Pfizer de forma não obrigatória, serão aquelas com alguma deficiência permanente (motora, auditiva, visual e intelectual) e com comorbidades ( diabete, hipertensão, cardiopatias, doença renal, obesidade mórbida, síndrome de down, entre outras).

A vacinação será na UBS Aeroporto na Rua Pimpim Moreira, 670 nesta sexta-feira (21), de 8h às 16h, e será realizada mediante a presença dos pais ou responsáveis que precisam assinar um TERMO autorizando a aplicação da dose e documentação da criança.

O TERMO estará disponível no local de aplicação da vacina, caso queira já levar preenchido e assinado pode acessar o site da Prefeitura para ter acesso. Clique aqui.

Segundo a prefeitura, para comprovar a comorbidade ou deficiência permanente, é preciso anexar um laudo ou declaração informando a condição.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município de Presidente Olegário o número estimado na faixa etária de 5 a 11 anos, é de 1.581 crianças.  

Vacinação de 1ª, 2ª e dose de reforço

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também esta vacinando as pessoas com 12 ou mais com a aplicação da 1ª, 2ª e dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

A vacina está disponível para este público de 8h às 16h, na UBS Aeroporto nesta quinta-feira (20), sexta-feira (21), segunda-feira (24). É necessário a apresentação de um documento de identificação e do comprovante de aplicação das doses anteriores (2ª dose e reforço).

No dia 25 de janeiro a aplicação da vacina de 1ª, 2ª e dose de reforço será na Secretaria Municipal de, Praça Afonso de Sá “Antiga Prefeitura.

Primeira e segunda dose

Podem receber a primeira dose pessoas com 12 anos ou mais, sendo necessário apresentar documentação de identificação, cartões do SUS e de Vacinas.  Já a segunda dose será aplicada para as pessoas vacinadas há 21 dias com a primeira dose. 

Dose de reforço

A dose de reforço será aplicada em pessoas com 18 anos ou mais, para aqueles que receberam a última dose do esquema vacinal (segunda dose) há quatro meses.  A vacina a ser utilizada para o reforço Pfizer, Janssen e Astrazeneca).

Também será aplicada uma dose de reforço da vacina Covid-19 para todos os indivíduos imunocomprometidos com mais de 18 anos que já completaram o esquema primário de vacinação, ou seja, tomaram as duas doses da vacina e a dose adicional. O intervalo para a aplicação desta nova dose é de quatro meses contados a partir da conclusão ciclo vacinal inicial.

Vacina nas comunidades rurais

Segundo a secretária de Saúde, Vanessa Queiroz a vacinação das pessoas das comunidades rurais, obedecem cronograma estabelecido pelo setor de Epidemiologia, caso tenham alguma dúvida podem entrar em contato com seu agente de Saúde ou na Secretaria através do telefone 34 3811 01 79. 

Vacinação em Presidente Olegário

Até o fechamento da reportagem foram aplicadas 31.794 doses de vacinas contra a Covid-19 no município de Presidente Olegário. Os dados são da Prefeitura e do Ministério da Saúde. 

as aplicações, 14.848 pessoas já receberam a 1ª dose,  13.168 pessoas imunizadas com 2ª dose/dos única, receberam a Dose de Reforço 3.680 pessoas  (Dose Reforço – idosos e outras pessoas que receberam mais uma dose, além das duas normais ou dose única), e foram aplicadas 98 Dose Adicional (Dose Adicional – imunossuprimidos que receberam mais uma dose, além das duas normais ou dose única).

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP