Publicidade

Prefeitura disponibiliza vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em Presidente Olegário

Município registrou 68 casos positivos de dengue em seis meses de 2025. No mesmo período em 2024 foram 363.
Publicidade
Foto: Fábio Marcheto/ImprensaMG

A Prefeitura de Presidente Olegário, através da Secretaria Municipal de Saúde recebeu um novo lote de vacinas contra a dengue. O imunizante será destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias conforme a orientação do Ministério da Saúde, e já está sendo aplicada em todas as Unidades de saúde da cidade.

O setor de Vigilância em Saúde informou que Presidente Olegário recebeu um lote da vacina com 360 doses. A pasta ressaltou,  que a disponibilidade de doses está condicionada ao repasse do Ministério da Saúde.

A vacina aplicada é a Qdenga, do laboratório Takeda, uma vacina tetravalente, composta por vírus vivo atenuado, que oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (1, 2, 3 e 4). Estudos clínicos demonstram que sua eficácia é de cerca de 80%, incluindo a prevenção de formas graves da doença e hospitalizações.

O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é indicada tanto para quem já teve dengue quanto para quem nunca teve contato com o vírus, ampliando a cobertura e a eficácia da imunização.

Para se vacinar, é preciso comparecer a uma das unidades de saúde com documento pessoal e carteira de vacinação (caso possua). O horário para receber o imunizante nas UBSs da cidade é de 7h às 16hs, de segunda-feira à sexta-feira. 

Publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a medida segue a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que identificou que essa faixa etária ( 10 a 14 anos) apresenta a maior taxa de internações e casos graves de dengue, tornando-a prioritária na campanha de vacinação.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa faz parte do esforço contínuo do município no enfrentamento à doença, que tem preocupado autoridades de Saúde em todo o país. A vacina é mais uma ferramenta importante na prevenção de formas graves da dengue, somando-se às ações de controle do mosquito Aedes aegypti e à conscientização da população.

A Secretaria de Saúde reforça a importância dos pais e responsáveis levarem os jovens que se enquadram na faixa etária até a unidade de saúde para garantir a imunização.

Casos de dengue em Presidente Olegário

De acordo com os dados divulgados pelo setor de Vigilância em Saúde, o município de Presidente Olegário registrou nos primeiros seis meses de 2025, 245 notificações de casos de dengue, sendo que 68 foram positivos e 175 negativos e duas notificações aguardam resultado. Em todo o ano de 2024, o município teve 934 notificações, com 363 positivos e 571 negativos.

Veja como evitar focos do mosquito:

  • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Mantenha lixeiras tampadas;
  • Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
  • Mantenha ralos fechados e desentupidos;
  • Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
  • Retire a água acumulada em lajes;
  • Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
  • Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Publicidade
POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP
Publicidade