Entrega ocorreu nesta sexta-feira (19), em Presidente Olegário, com homenagem aos 12 municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal do Alto Paranaíba.
Tivemos ainda apresentação do prefeito de Presidente Olegário, Rhenys Cambraia e dos projetos desenvolvidos em seu município. O prefeito em um vídeo agradeceu a presença do evento na cidade. Clique aqui e veja.
Prefeitos e representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar) receberam, nesta sexta-feira (19/8), em Presidente Olegário, troféus referentes ao XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento, organizado pelo Sebrae Minas, homenageou os 12 municípios que compõem o Consórcio, vencedor da categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, com o projeto Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
A premiação é um reconhecimento aos esforços do Cispar e dos municípios consorciados para a estruturação do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que tem auxiliado as prefeituras na fiscalização e certificação de produtos como queijo, carnes, embutidos e mel. A aprovação pelo Ministério da Agricultura da equivalência do serviço de inspeção do consórcio por meio do Selo SISBI, permite que os pequenos negócios realizem a venda de seus produtos no plano nacional, gerando crescimento econômico das indústrias registradas, além de garantir a segurança alimentar na mesa dos consumidores.
Na entrega oficial do Prêmio, realizada em 29 de abril, em Belo Horizonte, o Cispar foi representado pelos prefeitos de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis, e de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida, além do coordenador do Serviço de Inspeção Regional, Pedro Pinheiro. A entrega simbólica, nesta sexta-feira, reconhece o trabalho desenvolvido em conjunto pelos municípios de João Pinheiro, Presidente Olegário, Patos de Minas, Guimarânia, Patrocínio, Cruzeiro da Fortaleza, Serra do Salitre, Coromandel, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Arapuá e São Gonçalo do Abaeté.
“O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor contempla os prefeitos e administradores regionais que implementaram projetos com resultados comprovados no desenvolvimento econômico local, beneficiando, em especial, os pequenos negócios dos municípios”, destaca a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.
Facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenos empreendimentos locais, esse foi o tema da apresentação dos representantes da Associação de Garantia de Crédito do Alto Paranaíba – GARANTIPARANAÍBA, em Assembleia desta sexta-feira, em Presidente Olegário.
A Garantiparanaíba é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo, orientar e conceder garantia de credito a micro e pequenos empreendedores.
O Conselheiro da entidade, Cícero Cambraia explicou aos prefeitos que uma das grandes dificuldades desses empreendimentos é ter acesso ao crédito para o desenvolvimento de seus negócios.
Com isso, o Conselheiro citou o exemplo do município de Patos de Minas, que está viabilizado um projeto de criação de um Fundo Municipal, que através da Garantiparanaíba, irá avalizar, dar a garantia, para que esses empreendedores possam ter acesso ao crédito com juros mais baratos e com melhores condições de negociação.
A proposta é fomentar a economia local e promover o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendimentos.
A Garantiparanaíba: Em operação desde 2015, já foram concedidas 888 cartas de garantia para 793 empresas (associadas) em Patos de Minas e outras 28 cidades, totalizando R$50.037.307,56 em operações de crédito para Patos de Minas e Região.
São associadas à GARANTIPARANAÍBA as seguintes Cooperativas de Crédito: SICOOB CREDICOPA, SICOOB CREDIPATOS, SICOOB COOPACREDI, SICOOB CREDIPONTAL, CRESOL MINAS E CRESOL VALE DAS ÁGUAS.
Fonte e fotos: Rejane Gomes/Amapar