
A Secretaria Municipal de Educação (SME) aprovou o Plano Municipal de Educação de Presidente Olegário. O Plano será encaminhado para a Câmara Municipal, que votará podendo transformá-lo em lei.
O Plano foi construÃdo por sistemas de ensino, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, Sociedade Civil e Entidades Colegiadas para o estabelecimento de compromissos educacionais.
São 18 metas que serão implementadas ao longo de dez anos para a melhoria da educação municÃpio entre elas a elevação da taxa de alfabetização e a revisão do Plano de Carreira dos servidores do setor a cada dois anos.
A secretária de educação, Girlene Firmina, detalhou o plano decenal utilizando gráficos de desempenho na educação. Presidente Olegário está com 100% de rendimento positivo de acordo com os dados divulgados. É o professor que corre atrás, é o coordenador que cobra do professor, é o diretor que cobra… Pelos nossos dados, pouquÃssimas crianças não estão alfabetizadas (até o terceiro ano do Ensino Fundamental)”, apontou.
De acordo com o prefeito Palito (PMDB), o Plano consolidará a educação do municÃpio que já está em um patamar avançado em relação a cidades da região. “Investimos uma porcentagem maior de recursos na educação do que o Governo Federal exige. Mas nos preocupa quando a presidente anuncia um corte enorme no orçamento. Não pelo corte em si, mas pelo pessimismo que isso gera na população que passa a consumir menos, acarretando menor arrecadação do governo. O que, consequentemente, implica em um repasse menor aos municÃpios e menor investimento nas áreas primordiais, uma delas, a educação”, salientou.
Diretoras e professoras de várias creches e escolas participaram da apresentação ao lado do presidente da Câmara, Henrique Godinho (PSDB), e dos vereadores Manoel de Sousa (PMDB) e Reis Teles (PSDB).
Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal
Leia as 18 Metas do Plano Municipal de Educação de Presidente Olegário