Em meio a uma onda de calor em que Minas Gerais tem alerta de altas temperaturas e baixa umidade, moradores de Presidente Olegário, enfrentam uma falta de água que já dura dias. A situação faz com que moradores sofram ainda mais com o calor e tenham que se desdobrar para se refrescar ou conseguir água para utilizar em atividades básicas, como tomar banho.
As temperaturas máximas registradas em Presidente Olegário de 41ºC. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), emitiu uma nota na tarde deste sábado (18), informando que permanece monitorando o cenário de abastecimento de água ininterruptamente. Equipes operacionais da Companhia estão fazendo manobras para garantir que a água chegue a todos bairros da cidade.(nota no final da reportagem).
Nota da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)
A Copasa permanece monitorando o cenário de abastecimento de água de Presidente Olegário ininterruptamente. Equipes operacionais da Companhia estão fazendo manobras para garantir que a água chegue a todos bairros da cidade.
Diante desse cenário, a Companhia continua orientando para que a população evite o desperdício e reforça a recomendação do uso consciente da água, principalmente para os clientes de imóveis localizados nos bairros mais baixos da cidade e que se encontram abastecidos, para que outros pontos também possam ser atendidos normalmente.
Atitudes simples de economia fazem muita diferença, por exemplo:
• Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura.
• Evitar lavar carros ou usar um balde e não a mangueira.
• Tomar banhos rápidos.
• Molhar plantas com regador e não com a mangueira.
• Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.
• Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos.
• Reutilizar a água da máquina de lavar.