Macaúba, alternativa de renda extra para produtores rurais em Presidente Olegário

Empresa já iniciou conversa para abrir indústria de processamento no município.

A plantação de macaúba registra crescimento no município de Presidente Olegário e região. O plantio é uma alternativa para renda extra.

O fruto da palmeira é matéria-prima para diversos subprodutos, principalmente o biodiesel e cosméticos A empresa INOCAS realiza parcerias com os agricultores para o plantio e garante a compra toda a safra.

A macaúba é uma palmeira nativa do Brasil presente em todo o estado de Minas Gerais, sendo encontrado no meio do mato, sem adubação e dando frutos. Mas quando bem cuidada, a planta apresenta ótimos resultados.

O plantio de 762 hectares de mudas de macaúba já foi realizado em 34 propriedades rurais nos municípios de Presidente Olegário, Patos de Minas, Lagamar, Lagoa Grande, Patrocínio, Serra do Salitre e Carmo do Paranaíba.

Toda a produção dos agricultores será vendida para empresa INOCAS que instalou uma indústria de processamento dos frutos no município de Carmo do Paranaíba. O contrato de parceria agrícola é de 20 anos. Um hectare de macaúba pode produzir entre 25 e 30 toneladas de coco. O valor de mercado atual é de R$ 195,00 a tonelada.

O plantio da macaúba é realizado em sistema consorciado com lavouras e pastagens para a produção e aumentar a produtividade das fazendas de maneira sustentável. O início da colheita é no quinto ano.

A empresa assume os investimentos necessários para o plantio da macaúba (equipe de plantio, mudas de macaúba, insumos agrícolas, maquinário para o plantio, materiais de cerca) e a assistência técnica e o produtor entra com a terra e a mão-de-obra para a execução dos tratos culturais.

O agrônomo e assistente de campo da INOCAS, Helly Garcia disse ao Pohoje que a empresa deseja instalar uma segunda indústria de processamentos dos frutos de macaúba em Presidente Olegário. “Já estamos conversando com o prefeito Rhenys Cambraia, para abrirmos a segunda indústria de processamento no município, uma vez que a demanda aqui está crescendo”, disse o assistente.

O agricultor Alderico Aniceto Ferreira da região da Prata dos Netos é um dos pioneiros no plantio consorciado de mandioca com macaúba. Na sua propriedade, a plantação de macaúba conta com mais de oito mil mudas em trinta hectares. “Estou feliz com a parceria com a empresa e com a renda extra”, disse o agricultor. Clique aqui e veja o depoimento.

Para informações sobre o projeto façam contato com o agrônomo e assistente de campo da INOCAS, Helly Garcia através do 34 9 9653 – 1002.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP