Um idoso de 67 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (15), por ter matado uma idosa de 64 anos com vários golpes de faca, na Rua Piauí esquina com a Rua Amazonas em Lagamar (Noroeste de Minas). Ele confessou o crime e teve a prisão ratificada pelo crime de homicídio (nota da Polícia Civil no final da reportagem).
De acordo com a ocorrência policial, foi acionada na Rua Amazonas esquina com a Rua Piauí e no local profissionais da Saúde realizavam manobras de reanimação de uma mulher, porém a vítima não resistiu e veio a óbito pouco tempo depois no local. A senhora foi identificada como Maria dos Reis Rosa Dias conhecida como “Maria Borges”, que foi assassinada com vários golpes de faca na face, na barriga, peito e axila.
No local, testemunhas relataram que a vítima, conseguiu dizer o apelido do autor das facadas “Foi o Kiko, o Kiko”, que segundo pessoas no local o apelido é do idoso Francisco Freitas de Jesus, 67 anos, e que o mesmo mora próximo ao local do crime.
Ainda de acordo com a ocorrência policial, não há registro de atrito entre autor e vítima em data anterior, porém testemunhas relataram que autor e vítima foram vizinhos e discutiram devido ao som alto que ele colocava, tendo a vítima inclusive mudado de sua casa por isso.
Diante dos fatos os militares foram até a residência do autor, sendo que o mesmo confirmou que os dois já foram vizinhos e discutiram e que ele disse pra ela “um dia eu te mato”. O autor disse aos militares que na noite desta segunda-feira (15), retornava da residência de um parente e ao avistar a vítima foi em sua direção e a golpeou com uma faca que estava em sua cintura, tendo ela caído ao solo e ele evadido para sua casa.
Não há câmeras de segurança nas proximidades do local do fato. Um chinelo foi encontrado ao lado da vítima e o outro par estava na casa do autor. A perícia foi acionada e compareceu ao local, realizando os trabalhos de praxe. O autor foi preso em flagrante e a arma utilizada no crime, uma faca com lâmina de aproximadamente 20 cm, estava em cima de um armário de cozinha na residência do autor, sendo esta apreendida.
O corpo de Maria dos Reis Borges foi encaminhado pela Funerária Lagamar para o Posto de Perícia Integrada da Polícia Civil de Minas Gerais (PPI) de Patos de Minas para exames de necropsia. O velório está sendo realizado no Salão Municipal de Velório em Lagamar e o sepultamento será às 17h no cemitério de Pilar, município de Patos de Minas.
Nota da Polícia Civil de Minas Gerais.
Assim que tomou conhecimento do homicídio registrado ontem (15/07), em Lagamar, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) encaminhou a perícia ao local do crime para identificar e coletar vestígios. O corpo da vítima, uma mulher de 64 anos, foi encaminhado ao Posto Médico-Legal de Patos de Minas para ser submetido a exames. O suspeito, um homem de 67 anos, foi conduzido e teve a prisão em flagrante ratificada pelo crime de homicídio. Ele será encaminhado ao sistema prisional. As investigações seguem em andamento visando apurar motivação e circunstâncias do crime.
Convertida a prisão em flagrante em prisão preventiva
A Justiça da Comarca de Presidente Olegário converteu a prisão em flagrante de Francisco Freitas de Jesus, 67 anos, em prisão preventiva pelo crime de homicídio registrado no dia (15/7) em Lagamar no Noroeste de Minas contra a vítima Maria dos Reis Rosa Dias, de 64 anos. A decisão é do juiz Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto e ocorreu nesta terça-feira (16).
“Após feitas as devidas ponderações e após compulsar detidamente os autos, verifico que restou devidamente demonstrada, na visão deste juízo, gravidade concreta que suplanta a inerente ao tipo penal imputado ao autuado, mormente ante o modus operandi identificado, o qual indica, em princípio, ter, este, atuado de forma premeditada, conforme extraível de versão apresentada pela testemunha, o qual teria relatado que o autuado, teria lhe informado: […] “QUE perguntado sobre a motivação do crime, o autor disse que já foi vizinho da vítima e que já tiveram diversos desentendimentos, e que ele já havia dito para MARIA que um dia iria mata-lá;” […], circunstância, esta, que indica, em princípio, na visão deste juízo, elevada frieza e, por via de consequência, a periculosidade do autuado”, escreveu o magistrado em seu despacho na tarde desta terça-feira (16).
É a segunda morte violenta registrada este ano na cidade de Lagamar, sendo que a primeira ocorreu no dia 1º de março quando um homem foi encontrado morto com esmagamento do crânio.
Leia mais:
Polícia Militar, em ação conjunta com a Polícia Civil prendem autor de homicídio em Lagamar