Pelo menos 58 moradores do Distrito de Ponte Firme, município de Presidente Olegário pegaram a estrada neste final de semana com destino ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Andrequice. Os romeiros tem entre 14 e 74 anos de idade. Durante o percurso eles encontraram com outros devotos em carro de boi, a pé e a cavalo com destino ao Santuário em Andrequice (fotos do percurso no final da reportagem).
Os romeiros percorreram, a pé, os 59 quilômetros de Ponte Firme até Andrequice. O evento, considerado uma dos maiores da região no gênero religioso, que vai até segunda-feira (15), dia de Nossa Senhora da Abadia, feriado municipal. O evento foi cancelado em 2020 e 2021 devido a pandemia da Covid-19.
O grupo partiu de Ponte Firme no sábado (6) pela manhã e chegou no Santuário no domingo (7). Os romeiros mantém a tradição da família “Inácio” que começou a seguir para o Santuário caminhando a pé há 83 anos, quando eles começaram a se unir para pegar a estrada e agradecer pelas graças recebidas.
No primeiro dia, eles caminharam por cerca de 40 quilômetros. Para repor as energias, paravam a cada 10 km. A primeira parada aconteceu no alto do Rio do Peixe, na fazenda do Josias de Castro e Elza de Castro. Já a segunda para pernoite e banho aconteceu na residência da Renilda na região da Prata.
No segundo dia eles percorreram 19 km com parada no Rio da Prata e posteriormente chegaram no Santuário em Andrequice. A romaria é organizada há pelo menos 83 anos pela família Inácio. Ciro Inácio que participa há dois anos disse ao Pohoje que o objetivo é agradecer pelas bençãos recebidas ao longo dos anos.
Os romeiros que caminham vão desde 14 anos à 74 anos. Além de integrantes da família Inácio, participaram membros das famílias: Tiago, Alves Diniz, Apolinário Ribeiro de Morais, do “Bil”, Sabino, Amorim, Braga, Cunha, Carvalho, Serafim, Dias, Castro, Landim, Moreira, Nunes, Monteiro, Oliveira, Lourenço (Congo), pessoal dos em Pé, Gouveia e Negredo.
Evento
A Festa de Nossa Senhora da Abadia, completa este ano 134 anos, o evento começou no dia 6 e vai até 15 de agosto. Durante esse período, romeiros percorrem a pé, a cavalo, carro de boi, bicicleta o caminho.
O maior número de fiéis são do município de Presidente Olegário, Varjão de Minas, João Pinheiro, Patos de Minas, Lagoa Formosa, São Gonçalo do Abaeté, entre outros. A maioria deles faz o trajeto em uma Via Sacra para pagar promessas e agradecer graças alcançadas. Clique aqui e veja toda a programação.