Extintor deixa de ser obrigatório em carro

Exigência da troca do item pelo tipo ABC começaria em outubro Com isso, houve falta do produto nas lojas e denúncias de alta nos preços.
Foto: Cedida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) Patos de Minas
Foto: Cedida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) Patos de Minas

O uso do extintor de incêndio em carros em carros será opcional ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa. Foi o que decidiu o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta quinta-feira (17).

Até então, rodar sem o equipamento ou com ele vencido é considerado infração média, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista.

O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O equipamento continua sendo exigido apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

Muita gente trocou o extintor

A medida foi anunciada pouco antes de começar a valer a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC, prevista para 1º de outubro. O Contran havia decidido pelo uso desse tipo de equipamento porque ele combate o fogo em mais tipos de materiais do que o do tipo BC, que equipava carros até alguns anos atrás.

Fonte: Contran, Denatran e G1.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP