Militares do Corpo de Bombeiros, foram acionados no início da noite desta segunda-feira (29) para realizar um atendimento de uma vítima de acidente com uma máquina agrícola.
O acidente aconteceu em uma fazenda que fica localizada às margens da Rodovia Porfírio Rodrigues Rosa, a MG -354 -, na altura do km 135, zona rural do Município de Presidente Olegário. A vítima, um jovem de aproximadamente 21 de anos, teve seu braço esquerdo preso na máquina agrícola.
Uma ação integrada do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hospital Municipal Darci José Fernandes trabalharam em conjunto para salvar o jovem de 21 anos que sofreu um grave acidente com maquinário agrícola enquanto trabalhava na fazenda.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o jovem operava um trator acoplado a um implemento de roçar e triturar mato quando ocorreu o acidente onde havia vários trabalhadores espalhados pela lavoura de café, porém o jovem informou que estava sozinho no momento do acidente e que ao final do turno, como o mesmo não apareceu para se reunir com os demais trabalhadores eles iniciaram uma busca e localizaram o jovem com o braço esquerdo preso ao eixo de tomada de força do implemento.
No local, os Bombeiros desmontaram o eixo e giraram o mesmo ao contrário manualmente, até liberar o membro da vítima que foi conduzida ao Hospital Regional de Patos de Minas pela Unidade de Suporte avançado do Samu consciente e apresentando ferimentos no braço esquerdo e no tórax.
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), informa que, em conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não pode disponibilizar qualquer dado individualizado que diz respeito à privacidade do paciente.
Dicas de segurança:
Evite acidentes com maquinários agrícolas.
Durante a operação, tenha cuidado com as partes giratórias, fique atento aos procedimentos e normas de segurança e sempre que possível mantenha contato com os demais trabalhadores.
Rádios comunicadores, um apito ou outros tipos recursos podem ser usados como sinal de alerta ou para chamar a atenção dos demais trabalhadores em caso de emergência.