Copasa inicia atividades do Programa Chuá no município de Presidente Olegário 

Projeto teve início na Escola Municipal Osvaldo Cruz no Cruzeiro da Prata.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou nesta quarta-feira (03/05) na Escola Municipal Osvaldo Cruz, na comunidade do Cruzeiro da Prata, pertencente ao município de Presidente Olegário, atividades do Programa Chuá, que visam à educação sanitária e ambiental, com o propósito de formar cidadãos ambientalmente responsáveis.   

O encontro foi marcado pela apresentação do programa aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com a presença da equipe socioambiental da Copasa, do presidente da Câmara vereador Branco Teodoro e pelo lançamento de três das gincanas abarcadas pelo Chuá: Lacre do Bem (que consiste em juntar lacres de latinhas de alumínio a fim de trocar por uma cadeira de rodas); Você Repórter (exercício no qual as crianças entrevistam familiares ou membros da comunidade em que vivem a fim de falar sobre a importância dos cuidados com a natureza); e Feira do Desapego (atividade em que os estudantes trocam entre si objetos que não usam mais).    

O integrante da equipe socioambiental, Getúlio Bernardes, falou sobre o evento. “As atividades do Chuá vão durar o ano inteiro. Vamos promover quatro diálogos interativos e quatro gincanas para estimular a consciência sustentável das crianças e adolescentes. Eles são o futuro do nosso planeta, então é importante que aprendam desde cedo a importância de cada uma fazer a sua parte nos cuidados com a natureza”, explicou. 

Os encontros contarão também com oficinas como reciclagem de óleo de cozinha para transformá-lo em sabão; e Feira Verde, na qual os alunos trocam mudas de árvores entre si.   

Programa Chuá 

O Programa Chuá Socioambiental, desenvolvido há mais 30 anos na Copasa, consiste em sensibilizar e conscientizar as comunidades onde está inserida e, mais especificamente, a comunidade escolar, sobre a relação entre a saúde e o saneamento, a partir da realização de palestras e visitas às estações de tratamento de água e esgoto nas diversas localidades onde a empresa presta serviços.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Copasa.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP