O Conselho Comunitário de Segurança Pública “Consep” e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) realizaram nesta quinta-feira (29), a entrega de novos equipamentos que auxiliarão nas ações do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar com sede em Patos de Minas, e que atende o município de Presidente Olegário e região.
A entrega foi feita pelo presidente do Consep, Cristian Tolentino e o coordenador da Defesa Civil de Presidente Olegário, sargento Amaral ao capitão Cavalcante do Corpo de Bombeiros Militar.
Foram entregues um Kit para Pick-up, que contém um tanque de 400 litros para armazenamento de água com mangueira e esguicho, sopradores, entre outros equipamentos que serão usados pelo Corpo de Bombeiros em nossa região para combate a incêndios em vegetação.
Segundo o presidente do Consep, Cristian Tolentino os equipamentos foram adquiridos através de repasse do município ao Conselho. “Estamos no momento de vegetação muita seca e os equipamentos vão auxiliar os militares dos Bombeiros a combater queimadas em vegetação”, disse Cristian Tolentino.
Ainda segundo o presidente do Consep, Cristian Tolentino, já está em andamento a formação da Brigada de incêndios no nosso município de Presidente Olegário para auxiliar os Bombeiros. A criação terá da Prefeitura Municipal e Poder Legislativo.
O capitão Cavalcante reforçou a necessidade dessa parceria e agradeceu o apoio fundamental do Município pelo repasse do recurso ao Conselho de Segurança que deu condições para comprar o kit e salientou que os equipamentos serão de suma importância nesse momento crítico, ao qual vários municípios da região estão sofrendo com queimadas, dentre eles Presidente Olegário.
Estiagem, decreto de emergência e chuva
Nesta sexta-feira (30), o município de Presidente Olegário completa 127 dias sem chuva. A última foi registrada no dia 25 de abril deste ano, ocasião que choveu 1,5 milímetros, portanto já são mais quatro meses sem chuva.
De janeiro a agosto de 2023, o volume de chuva no município de Presidente Olegário foi de 676,8 milímetros, no mesmo período este ano choveu 849,3 milímetros conforme dados da Estação da Tratamento da Água – ETA – da Copasa.
Devido a estiagem a Prefeitura decretou situação de emergência e pelo menos 42 propriedades rurais são abastecidas com caminhões-pipa. Região da Prata, Galena e Ponte Grande são as mais afetadas pela seca. Segundo o Clima Tempo não há previsão de chuva para os próximos dias no município de Presidente Olegário.