Cerca de 4,1 mil pessoas ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em Presidente Olegário

Prefeitura realiza mutirão neste sábado (5); veja quem pode ser vacinado. 
Foto: Vacinação em PO (foto: Arquivo/Juarez Martins)

Cerca de 4,1 mil pessoas ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em Presidente Olegário até esta sexta-feira (4), segundo dados dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Diante da não procura pela vacina seja da 1ª e 2ª, a Prefeitura através do Setor de Epidemiologia vai realizar nesta sábado (5) um mutirão de vacinas. 

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Queiroz cerca de 2,1 mil pessoas não procuraram as unidades de Saúde para receber a primeira dose da vacina contra a Covid e outras 2 mil não retornaram para serem imunizadas com a segunda dose. “A campanha neste sábado tem como objetivo incentivar a vacinação de pessoas que já poderiam ter recebido o imunizante, mas não estão procurando as unidades”, disse Vanessa Queiroz.

Ainda segundo a Secretária Vanessa Queiroz, neste sábado (5) estarão disponíveis vacinas para 1ª, 2ª e dose de reforço (cerca de mil pessoas estão aptas para receber a dose de reforço, amanhã). A vacinação será realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde “Antiga Prefeitura”, de 8h às 19h. É necessário a apresentação de um documento de identificação e do comprovante de aplicação das doses anteriores (2ª dose e reforço). 

Primeira e segunda dose

Podem receber a primeira dose pessoas com 12 anos ou mais, sendo necessário apresentar documentação de identificação, cartões do SUS e de Vacinas.  Já a segunda dose será aplicada para as pessoas vacinadas há 21 dias com a primeira dose.  (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer).

Dose de reforço

A dose de reforço será aplicada em pessoas com 18 anos ou mais. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de aplicação das doses anteriores. Podem serem imunizados aqueles que receberam a última dose do esquema vacinal (segunda dose) há quatro meses (até 08 de outubro de 2021).  A vacina a ser utilizada para o reforço são da Pfizer, Janssen e Astrazeneca).

Vacina nas comunidades rurais

Segundo a Prefeitura, a vacinação das pessoas das comunidades rurais, obedecem cronograma estabelecido pelo setor de Epidemiologia, caso tenham alguma dúvida podem entrar em contato com seu agente de Saúde ou na Secretaria através do telefone 34 3811 01 79. 

Doses para Crianças de 5  a 11 anos.

O município já iniciou a vacinação em crianças de 5 a 11 anos, já foram vacinadas 300 crianças, deste quantitativo 60 foram aplicadas nesta sexta-feira (4). Na próxima semana será divulgado um novo cronograma, uma vez que o município receberá cerca de 389 doses. 

Vacinação em Presidente Olegário

Até o fechamento da reportagem foram aplicadas 33.410 doses de vacinas contra a Covid-19 no município de Presidente Olegário. Os dados são da Prefeitura e Vacinômetro do Governo de Minas Gerais.

Das aplicações, 15.133 pessoas já receberam a 1ª dose,  13.280 pessoas imunizadas com 2ª dose e ou/dose única; receberam a dose de reforço 4.697 pessoas e 300 crianças de 5 a 11 anos tomaram a 1ª dose pediátrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP