Campanha de vacinação contra a gripe é liberada para grupos prioritários em Presidente Olegário; saiba quem pode se vacinar e os locais

Imunização será realizada conforme disponibilidade de dose.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) foi liberada nesta segunda-feira 1º de abril em Presidente Olegário. As pessoas que estão nos grupos prioritários já podem procurar a Unidade Básica de Saúde – UBS – para receber o imunizante. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não definiu a data do “Dia D”.

Segundo o Setor de  Vigilância em Saúde, as pessoas que façam parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde já podem procurar a unidade de saúde para receber a vacina.

De acordo com o Programa de Imunização, são 6.890 pessoas dos grupos prioritários que devem ser vacinadas durante a campanha, sendo que cerca de 720 idosos já foram vacinados no dia 23 de março.

Até o momento chegaram mais 830 doses para o município de Presidente Olegário, quantidade considerada insuficiente para atender a todos os grupos prioritários, sendo a assim a imunização será realizada conforme disponibilidade de dose.

Confira abaixo o cronograma:

Grupos Prioritários:

– Crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias;

– Gestantes e puérperas;

– Trabalhadores de saúde; 

– Idosos com 60 anos ou mais 

– Povos Indígenas;

– Professores;

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoa com deficiência permanente a partir de 12 anos;

– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;

– Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas;

– Pessoas em situação de rua;

– População Privada de Liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

– Adolescentes sob medidas socioeducativas.

Locais de vacinação

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cadastro da pessoa: de 7h às 11h e de 13h às 16h, de segunda a sexta.

Vacinação nas comunidades rurais. 

A vacina para as pessoas das comunidades é disponibilizada conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde. O Agente de Saúde avisa o cadastrado a data que estará disponível para cada um.

O que levar?

Para receber a vacina contra a Influenza , as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento pessoal e cartões de vacina e SUS. É necessário a comprovação através de documentos (carteira de trabalho, carteira de registro no conselho, certidão de nascimento, caderneta da gestante e outros que comprovem a situação).

A vacina

A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.

O imunizante oferecido é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP