Após casos de morte por raiva bovina na região, IMA de Presidente Olegário emite alerta

"A doença não tem cura, a vacinação é única forma de proteção", diz Paulo Marcheto do IMA.
Foto: Arquivo Pohoje

Após casos de morte por raiva bovina na região, o Instituto Mineiro Agropecuário – IMA – de Presidente Olegário emitiu nesta quinta-feira (9) um alerta (Nota final da reportagem). Presidente Olegário não registro.

O vírus que transmite a doença ainda não chegou a Presidente Olegário este ano, mas o IMA emitiu um alerta pedindo que a população fique atenta aos riscos da doença e os produtores rurais vacine o rebanho.

Segundo médico veterinário Paulo Roberto Marcheto, o objetivo é prevenir já que a doença. “A raiva é uma doença transmitida pelo morcego hematófago e não tem cura e também é uma zoonose que pode ser transmitida para o ser humano” disse o médico veterinário.

O município de Vazante, Noroeste de Minas, registrou a morte de 10 bovinos em duas fazendas na região da Macaúba.  tiveram mortes de aproximadamente 10 bovinos com os sintomas clínicos para raiva. No município de Patos de Minas no Alto Paranaíba na região central da cidade um morcego foi encontrado infectado.

Nota do Ima de Presidente Olegário

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vêm comunicar aos senhores produtores da ocorrência de focos de raiva na região de Vazante e Patos de Minas, e devido à proximidade, recomendamos fazer o reforço da vacinação de seus rebanhos contra a doença.

A raiva é uma doença transmitida pelo morcego hematófago e não tem cura e também é uma zoonose que pode ser transmitida para o ser humano.

No município de Presidente Olegário ainda não fomos comunicados de nenhum foco da doença, sabemos que a vacinação é a única forma de proteção do rebanho.

Recomenda-se a vacinação aos 3 meses de idade, com reforço após 20 a 30 dias e revacinação anual de todo o rebanho. ( Paulo Roberto Marchetto/ Médico Veterinário- Fiscal agropecuário)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP