As aulas presenciais do 1º semestre de 2022 da rede municipal e estadual do Ensino Fundamental e Médio começam nesta segunda (7), em Presidente Olegário para 3.134 alunos, sendo 2.191 do municÃpio e 943 do estado. A exigência da vacina contra a Covid-19 não será obrigatória. Além disso, ocorreram mudança o protocolo sanitário de prevenção a doença.
Segundo a Secretária Municipal de Educação de Presidente Olegário, Nilda Borges o municÃpio vai seguir os protocolos de prevenção a Covid-19 do Governo de Minas Gerais com supervisão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Um novo protocolo sanitário para o retorno à s aulas presenciais em 2022 foi publicado. Clique aqui e leia o protocolo de retorno as aulas presenciais.
Conforme o protocolo em caso de confirmação de Covid-19 entre os alunos mudaram. Agora, somente nas turmas em que mais de 30% dos estudantes testarem positivo, todos deverão ser afastados do ambiente escolar por cinco dias – antes, o protocolo previa a suspensão das aulas de turmas com mais de uma infecção.
Segundo o documento, alunos que testarem positivo para Covid-19, apresentarem sintomas da doença ou tiverem contato próximo com algum contaminado não devem comparecer ao ambiente escolar e precisam comunicar a situação à instituição.
Os órgãos do setor ainda incentivam o uso correto de máscaras, a higienização das mãos e a limpeza frequente das instalações em todas as escolas do estado e municÃpio.
Vacinação
Não será exigida a apresentação do cartão de vacinas contra a Covid-19. “A vacina está disponÃvel, vamos continuar trabalhando na conscientização para que todos vacinem”, disse a secretária M. de Educação  Borges.
Rede MunicipalÂ
Este ano rede municipal de ensino tem 2.191 alunos matriculados em 14 instituições (escolas e creches) espalhadas na cidade e comunidades rurais.Â
O número de estudantes já estão incluÃdos os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas estaduais Farnese Maciel (Presidente Olegário), Ponte Firme (Distrito de Ponte Firme) e Presidente Vargas (Distrito de Galena) que foram municipalizadas em 2021. O projeto da municipalização foi aprovado pelos vereadores no dia 22 de setembro de 2021.
Os estudantes dos anos iniciais da Escola E. Farnese Maciel foram distribuÃdos nas escolas municipais Girlene Graçano (bairro Mateus Caixeta) e Carmem Celina (bairro Planalto).
Já os alunos anos iniciais da Escola Estadual Presidente Vargas continuarão no prédio do estado no Distrito de Galena, só que sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, devido a municipalização. Os estudantes da Escola Estadual de Ponte Firme, foram para a Escola Municipal Geraldo Conrado (Distrito de Ponte Firme).
Rede Estadual
Na rede estadual de ensino são 943 alunos dos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio matriculados. Sendo 600 estudantes na Escola Estadual Padre José Andre Caldeira Coimbra (Presidente Olegário), 150 no Cesec Tancredo Neves ( com funcionamento agora no prédio do extinto Farnese Maciel), 123 alunos Escola Estadual de Ponte Firme (Distrito de Ponte Firme) e 70 alunos Escola Estadual Presidente Vargas (Distrito de Galena). As matrÃculas na rede estadual encerram no dia 23 de fevereiro.Â
Transporte EscolarÂ
A Prefeitura de Presidente Olegário disponibiliza 39 linhas para o transporte escolar de alunos da escolas municipais e estaduais na cidade de nas comunidades rurais. No meio urbano tem ônibus transportando alunos do Bairro Ibiza, Andorinhas e Mateus Caixeta para as escolas Carmem Celina, Valdir Araújo e Casa da Criança e uma rota do centro para a Escola M.Profª Girlene Graçano (Mateus Caixeta).Â
Encontro Pedagógico
A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 4 de fevereiro no Clube Recreativo Buritis, Encontro Pedagógico com os educadores da rede municipal de ensino ( diretores/coordenadores/ professores/e equipes de apoio/ agentes e auxiliares.
O Encontro Pedagógico teve palestras motivacionais para todos os servidores com as assistentes sociais Claudia Reis e Deyse Cardoso; com objetivo e elevar a auto-estima dos educadores em tempos de pandemia e inÃcio do ano letivo com as aulas presenciais.Â
O evento teve a presença da Secretária Municipal de Educação, Nilda Borges, o prefeito sargento Rhenys Cambraia, vice-prefeito Júlio Reis, primeira dama Eusilene Cambraia e secretários municipais.