Advogado consegue na Justiça liminar para fornecimento de medicamento com custo de R$ 17,9 mil para homem com câncer

A ação foi movida pelo advogado Dr. Dalci Maciel, que não cobrou os honorários do paciente de 47 anos.

Orley José de Assis, de 47 anos, residente no povoado de Taboca, município de Presidente Olegário, conseguiu uma liminar na Justiça para receber o medicamento Keytruda (Pembrolizumbe) 100 mg, para tratamento contra o câncer de pele. A ação foi movida pelo advogado Dr. Dalci Maciel, que não cobrou os honorários do paciente.

O paciente é portador de câncer de cólon direito, desde meados de maio do ano de 2020. O remédio tem um custo de R$ 17.900, e o paciente necessita da medicação. 

A família procurou o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo informado de que o medicamento pleiteado não faz parte da lista de medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, portanto, não seria fornecido.

Diante do não fornecimento, a família procurou o advogado Dr. Dalci Maciel para que entrasse na Justiça para conseguir o direito ao medicamento. O advogado entrou com pedido de Liminar na Comarca de Presidente Olegário contra o município de Presidente Olegário para garantir o fornecimento da medicação.

O juiz Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto concedeu a Liminar determinando que o município de Presidente Olegário/MG forneça, ao paciente, o Keytruda (Pembrolizumbe) pleiteado, condicionado a apresentação de receita médica atualizada, no prazo de 15, contados da apresentação de referido documento.

Segundo o prefeito sargento Rhenys Cambraia, o município ainda não foi notificado da decisão Judicial, e assim que receber a notificação a compra do medicamento será realizada. 

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP