134ª Festa de Nossa Senhora da Abadia começa neste sábado (6) em Andrequice

Bares e barracas que comercializam bebidas não podem ter música ao vivo e Djs; funcionamento é permitido até às 2h da madrugada.

Neste sábado (6), começa a 134ª Festa de Nossa Senhora da Abadia no Santuário de Andrequice, área rural de Presidente Olegário de forma presencial. As missas, no Santuário, serão celebradas todos os dias e seguem até 16 de agosto (terça-feira), com a missa de despedida dos romeiros.

Devido a pandemia da Covid-19 a festa estava cancelada com celebrações presenciais em 2020 e 2021. Neste período, as celebrações foram na Matriz de Santa Rita de Cássia em Presidente Olegário virtualmente e com carreata (2020) e em 2021 virtualmente do Santuário de Nossa Senhora da Abadia.

A festa começa com Alvorada Festiva às 5h da manhã deste sábado (6) e a primeira missa será celebrada às 10h. Ao todo serão celebradas 32 missas. Clique aqui e veja toda a programação.

Todos os dias após as celebrações tem quermesse na barraca do Santuário. A festa tem algumas proibições devido a um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC – assinado entre o Ministério Público e representantes de diversos setores em 2018. 

A manutenção do Termo de Ajustamento de Conduta de 2018 foi discutida e mantida em reunião realizada no dia de agosto de 2022 no Fórum da Comarca de Presidente Olegário.  Clique aqui e leia o TAC.

É proibido o funcionamento de boates e som automotivo; bares e barracas que comercializam bebidas terão funcionamento até 2h da madrugada sem a cobrança de entrada, e não podem ter Djs e música ao vivo, o som mecânico ambiente é permtido.

Os romeiros não poderão montar barracas às margens do Rio Andrequice. Foi feita uma cerca com placas às margens do rio, os romeiros poderão nadar no rio normalmente. Foi destinado uma área entre o Rio Andrequice e o Santuário de Nossa Senhora da Abadia para montagem de barracas de romeiros. 

Segurança

O 5º Pelotão da Polícia Militar de Presidente Olegário destinou um efetivo maior durante os dias de festa com reforço policial de militares do 15º Batalhão da Polícia Militar. Os conselheiros tutelares vão trabalhar em sistema de plantão.

Saúde

A Prefeitura Municipal de Presidente Olegário, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez uma parceria com os municípios de Varjão de Minas, João Pinheiro e São Gonçalo do Abaeté para atendimento 24h na Unidade Básica de Saúde de Andrequice a partir de hoje. 

Ficará disponível uma equipe para o plantão, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e um ambulância com motorista de plantão.

Coleta de Lixo

O serviços de coleta de lixo será feita todos os dias por uma equipe da Prefeitura. O diretor da Usina de Reciclagem de Lixo, Jones dos Santos “Chatinho” vai coordenar o serviço.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP