Uma van ducato de propriedade da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, Noroeste de Minas, placa PUM 9628, chocou-se contra um boi que estava na rodovia MG 410, na represinha em Presidente Olegário no domingo (15). Conforme a PolÃcia Rodoviária Estadual (PRE) ninguém ficou ferido. O proprietário do animal não foi identificado.
Ainda segundo a polÃcia, o motorista transportava oito pessoas quando se deparou com o animal na pista e não teve tempo de desviar. O motorista Gilson Antônio Santos de 30 anos, disse que estava retornando da cidade de Uberlândia para Lagoa Grande.
Presidente Olegário Hoje apurou que a van é de uso exclusivo da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande.  A van transporta pacientes de segunda a sexta-feira para Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas. Neste caso as pessoas tinha ido para Uberlândia no sábado (14) para participar de uma festa particular com autorização do executivo municipal. A van até esta quinta-feira (19), permanece no pátio de um posto em Presidente Olegário.
Os motoristas da prefeitura relatam ainda que omicro ônbus volare que foi destinado para fazer as viagens no lugar da van apresenta vários problemas, como suspensão, direção, tacógrafo, porta que não fecha, freios, entre outros. “As condições que estamos trabalhando coloca em risco a vida de todos†disse um motorista que não preferiu se identificar.
Outro Lado
A Secretária de Saúde de Lagoa Grande Caroline Gonçalves Silva disse que apesar do veÃculo ser de uso exclusivo da saúde a liberação é feita Secretaria de Transporte do municÃpio. “Nós da saúde agendamos as consultas e exames fora do domicÃlio e o setor de transporte é quem autoriza as viagens†disse Caroline.
O Secretário de Obras/Transportes Severino dos Reis disse que a van faz viagens para pacientes da Secretaria de Saúde e aos finais de semana é autorizado o transporte para entidades de classe e não de particulares.
No caso do transporte para Uberlândia o secretário declarou que a van foi solicitada por uma famÃlia para um evento religioso. A Paróquia São Sebastião fomos informados que não foi solicitado nenhum transporte para Uberlândia. Ao ser indagado sobre a informação da paróquia o secretário não quis comentar o assunto.
Severino Reis garantiu que todos os veÃculos da prefeitura possuem seguro. O Secretário disse que a van ainda não foi removida do pátio de um posto em Presidente Olegário porque a seguradora ainda não definiu qual será o destino para realizar a recuperação da mesma.
Sobre a falta de manutenção no micro ônibus volare, Severino disse que não tem conhecimento dos problemas apontados pelos motoristas. E que a manutenção é realizada frequentemente. Ainda de acordo com o Secretário a transporte dos pacientes não serão prejudicados.
Van esta desde domingo (15) no pátio de um posto em Presidente Olegário aguardando pela seguradora