A Prefeitura de Presidente Olegário confirmou, nesta sexta-feira (26), a primeira morte por coronavÃrus. A paciente era uma idosa, que residia em Presidente Olegário e estava internada um hospital particular na cidade de Patos de Minas – MG -.
A vÃtima não estava entre os casos confirmados ou suspeitos pela Secretaria de Saúde do municÃpio. Ela faleceu na quarta-feira (24), em um hospital particular de Patos de Minas e foi sepultada seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, não houve velório e o sepultamento foi realizado com caixão lacrado devido à suspeita de coronavÃrus.
O material foi coletado para realização de exame e nesta sexta-feira (26), a Fundação Ezequiel Dias – Funed – informou que o resultado do exame foi positivo para coronavirus. (Nota emitida pela Prefeitura no final da reportagem).
Novo boletim publicado no site da Prefeitura aponta ainda aumento no número de casos positivos e suspeitos da doença .
Casos Positivos
O municÃpio tem agora 10 casos confirmados de coronavÃrus, um paciente já está recuperado e foi liberado do isolamento domiciliar. Dois pacientes estão internados no Hospital Municipal Darci José Fernandes e 7 estão em isolamento domiciliar.
Casos Suspeitos
Presidente Olegário tem 14 casos suspeitos de acordo com o Boletim. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar sendo monitorados e aguarda para realizar exames obedecendo o protocolo do Ministério da Saúde.
Casos Descartados
Já foram descartados 32 casos suspeitos da doença e todos os pacientes foram liberados do isolamento domiciliar.
NOTA DE ESCLARECIMENTO PRIMEIRA MORTE DE COVID-19
MunicÃpio de Presidente Olegário por meio da Secretaria de Saúde informa que saiu nesta sexta-feira (26), o resultado do exame de coronavÃrus realizado em uma paciente idosa que reside em Presidente Olegário, que faleceu um uma unidade da rede particular de Saúde de Patos de Minas – MG -, no dia 24 de junho, com suspeita de Covid-19.
O material no paciente foi coletado e enviado para Fundação Ezequiel Dias – Funed – em Belo Horizonte – MG – e o resultado é positivo. É a primeira morte da doença no municÃpio de Presidente Olegário.
A idosa foi sepultada no dia 24 de junho, às 7h30min no Cemitério Municipal Terra Santa em Presidente Olegário, por orientação médica a urna estava lacrada, não ocorreu velório e todos os procedimentos do protocolo do Ministério da Saúde foram respeitados.
A Prefeitura de Presidente Olegário se solidariza com a famÃlia e amigos da falecida e comunica que está realizando todos os procedimentos para garantir a aplicação imediata dos protocolos de segurança necessários para evitar a transmissão da doença.
A Administração Municipal de Presidente Olegário destaca que procura agir com total transparência, responsabilidade e ética ao tratar de um assunto tão delicado como este e reforça a importância do isolamento social no combate ao novo CoronavÃrus, suplicando à população que continue respeitando as determinações oficiais e demais recomendações quanto ao isolamento social, higiene e utilização de máscaras
Prefeitura de Presidente Olegário