A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde da FamÃlia (PSF), implantou o primeiro Grupo (Anti)Tabagismo em Presidente Olegário com o programa Ações de Prevenção ao Tabagismo: Unidades Promotoras de Saúde na UBS Andorinhas na noite dessa segunda-feira (4).
A proposta é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) que se baseia na implantação de ações de controle do tabagismo com alimentação saudável, prática de atividades fÃsicas, abandono de bebidas alcoólicas (e de outras drogas) e acompanhamento psicológico. O grupo é formado pelo médico clÃnico geral Dr. Gabriel Borges Teixeira, pelo enfermeiro Fábio dos Reis Ferreira e pela farmacêutica da Farmácia de Minas, Ana Paula Queiroz. Um dos objetivos é estimular o autocuidado e o estilo de vida saudável para prevenir e identificar doenças relacionadas ao tabaco e, gradativamente, auxiliar fumantes a largarem o vÃcio do cigarro.
O Grupo (Anti)Tabagismo apresentou um estudo sobre implicações do tabaco aos cerca de 30 participantes da palestra. A cada informação apresentada, uma análise profissional sobrepunha as dúvidas.
De acordo com Dr. Gabriel, o tabagismo está listado no Código Internacional de Doenças. ” O tabagismo é uma doença que causa transtornos mentais e comportamentais e está relacionada a todas as faixas etárias. Estudos indicam que 85% dos tabagistas começam a fumar antes dos 16 anos, ativa ou passivamente, que é quando inalam fumaça de cigarro vinda de fumantes próximos”, analisou. Ainda segundo Dr. Gabriel, o fumo passivo é responsável por um aumento de 30% no risco de câncer de pulmão, de infecçõesÂ
A farmacêutica Ana Paula disse que o tabagismo mata aproximadamente 10 mil pessoas por dia ao redor do mundo e ressaltou as doenças que ele pode causar. “O risco de fumantes desenvolverem doença coronariana é quatro vezes maior do que os não-fumantes. Outras doenças como infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais isquêmico e hemorrágico, úlcerasÂ
Os participantes terão três sessões semanais com atendimentos psicológico,Â
Os profissionais da saúde enfatizaram que o tratamento com medicamentos é a última opção. Primeiramente, o programa tenta fazer com que o fumante pare de fumar com apoio psicológico, comportamental e motivacional.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3811-0179.
Da ASCOM – Prefeitura de Presidente Olegário-MG