Professores da rede municipal de ensino terão capacitação gratuita nas férias

Curso Educação Empreendedora no período de férias escolares não agradou a classe
Foto/Arquivo Presidente Olegário Hoje
Foto/Arquivo Presidente Olegário Hoje

As férias escolares não significam descanso para professores, na rede municipal de ensino. Os educadores foram convocados pela Secretaria Municipal de Educação no período para aperfeiçoamento. A convocação deixou professores indignados.

Os educadores alegam que estão sendo obrigados a participar do curso pela Secretaria de Educação. Para muitos o período que tem de descanso terão que participar de atividades.

Servidores efetivos e contratados foram convocados pela Secretaria Municipal de Educação. O curso Educação Empreendedora que fará parte da grade curricular das escolas públicas é destinado a professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Paracatu).

O curso tem carga horária de 16h, será realizado nos dias 20 e 21 de julho, na Escola Municipal Professora Carmem Celina Nogueira de Castilho. O curso não tem nenhum custo para o município e para os participantes. Os professores da rede estadual foram convidados pela Secretaria de Educação.

Segundo a Secretária de Educação, Girlene Firmina, não há obrigação em participar uma vez que curso de capacitação foi reivindicado pela classe. “Para a realização do curso as datas deveriam levar em conta que os professores estivessem disponíveis” acrescentou Girlene Firmina.

Ainda segundo a Secretária de Educação na lei aprovada sobre a Avaliação de Desempenho, o município deve oferecer cursos de capacitação, nos quais os participantes serão avaliados. “O curso Educação Empreendedora oferecido pelo SEBRAE visa melhorar o desempenho dos professores, enriquecendo o curriculum e melhorando as práticas docentes” disse a Secretária.

 

22 respostas

  1. Como ser avaliado por uma disciplina que ainda não está na grade?O pior é que se vamos ao médico durante as aulas , não estamos respeitando a hierarquia, que pede para não faltarmos e nós fazemos isso com prazer em nome de nossos alunos e da camisa que vestimos , somos uma equipe competente , mas na hoara que chega o recesso temos consultas e exames para fazer. Além do mais recebemos uma informação de que estávamos matriculadas neste curso sem a nossa ciência . Não somos crianças , exigimos respeito com a categoria . Tantos que estão trabalhando com problemas de saúde!

  2. Não é obrigado mas manda correspondência para todos os professores informando que estavão matriculados isto sim é uma imposição da Secretaria de Educação. Lamentável essa administração de ditadores ainda tem gente que reclama da administração passadas

  3. Como diz esse tal de Vicente nos comentários no sites, mas uma conquista do povo de Presidente Olegário. É brincadeira ralamos o semestre todo no final recebemos um documento da Secretaria de Educação que fomos matriculados em curso para capacitação pelo SEBRAE pode.
    Educação Empreendora, pátria educadora é cada coisa que aparece.

  4. Isso é extremo da falta de respeito…. duas semanas extremamente necessárias e previstas para o descanso de quem esteve na sala de aula 5 meses e meio… e a nobre secretária inventa um curso sem nenhum fundamento, alegando que faz parte da grade curricular.. engraçado.. porque não apresenta tal grade??? E se realmente fizer parte da grade não é agora.. com certeza sera para os próximos anos. E se ela na sua imensa sabedoria julga tao importante essa capacitação porque não planejou juntamente com os professores uma data viável? … Senhores vereadores e senhor prefeito.. o povo já ta cansado …num é possível que vocês assistam passivos tamanha arbitrariedade.. E mais, com o poder que julga ter está ameaçando os servidores com a avaliação de desempenho… A educação nesse município sempre obteve excelentes resultados e isso se deve ao trabalho feito pelos professores, que são comprometidos e responsáveis… O recesso é um direito e uma necessidade….

  5. A meu ver os cursos de capacitação são muito relevantes a prática educativa, porém a forma como foi imposta desconsiderou a opinião dos principais envolvidos, os educadores. Penso que falta um pouco de bom senso, pois a informação de que os educadores estão matriculados foi enviada muito em cima da hora. Os educadores, compromissados e responsáveis que são, agendam compromissos com antecedência, dentre eles os relacionados a saúde, justamente para evitar faltar para não prejudicar aos alunos (além da burocracia de ter de passar por um perito ao faltar ainda que apenas por um dia de trabalho para cuidar da própria saúde). Logo é possível concluir o agendamento da esse curso, cujas convocações foram extremamente imponentes, os cursistas deveriam ter sido consultados ou pelo menos avisados com antecedência evitando assim muitos contratempos;

  6. Brincadeira essa administração. Primeiro falam que estamos mal acostumados e não nos pagam um terço de férias e sabe se lá a parcela do décimo terceiro. Agora esqueceram que estamos mal acostumados também a ter recesso escolar.

  7. Quem tem coragem de falar que mora em um país com democracia. ? Inscreve professores em capacitação durante o período de recesso escolar.e quando os mesmos foram negociar outra data .Não tiveram a chance nem de pronunciar uma palavra.ja vieram logo bater na porta para entregar a correspondência. Negando o pedido e ainda com ameaça que vão perder pontos na ficha de avaliação de desempenho. Oh meu Deus ….me dê força e paciência.

  8. Que absurdo!!!! Estamos cansados, além dos trabalhos extras que já levamos para casa (POIS NÃO TEMOS HORÁRIO DE PLANEJAMENTO COMO OUTROS MUNICÍPIOS) ainda temos que ouvir que fomos nós que pedimos curso!!! E que teria que ser quando estivermos disponíveis… Mas nas férias? Este município está mesmo um caos, e as leis só se fazem valer para os pequenos. Falta de respeito! Cursos sim,mas não pediram opinião pra ninguém sobre ser neste período… A secretaria de educação não está tendo nada de GESTORA!!! Mais uma vez: Estamos cansados, literalmente.

  9. Ah, não Juarez, tira essa palavra ‘gratuito’ daí… Por favor… Fica parecendo que é bom perder 2 dias das tão sonhadas férias com curso que pode ser feito em outro período!!! Agradecemos.

  10. A partir de hoje nos comentário vou postar comentários igual esse João Silva que vem postando as promessas de Palito. Já eu vou lembrar o prefeito que falta um ano para o período eleitoral e ele ainda precisa fazer e inaugurar algumas obras e realizar ações
    1 Inaugurar 600 casas que ele prometeu –
    2 Pagar a poupança jovem de R$ 500 aos estudantes ao final do Ensino Médio
    3 Implantar o transporte escolar gratuito
    4 Fazer a Estação de Tratamento de Esgoto no Andorinhas
    5 Criar e implantar a Clínica da Criança e da Mulher com horário especial para atendimento às mães trabalhadoras;
    6 Manter os estoques da farmácia básica, oferecendo à população medicamentos de uso contínuo ou não
    7 Oferecer água tratada aos povoados e distritos; 8 Criar o Programa Mãe Carinhosa
    9 Criar o Cartão da Família, para aquelas famílias que mais precisam de apoio do Poder Público e não podem ficar desamparadas. O Cartão da Família vai dar uma ajuda mensal, em dinheiro, para despesas de necessidades urgentes.
    10 – Implantar os campos de várzeas, voltados principalmente às crianças e adolescentes;
    11 – Reconstruir praças na cidade e distritos;
    12 Construir calçadas em parceria com a população em toda a cidade; 13 Construir uma área de lazer no centro da cidade;
    14 Comemorar o aniversário da cidade e outras datas relevantes com oferecimento de shows, ruas de lazer e outras formas de entretenimento às crianças e jovens, principalmente;
    15 Buscar constantemente a meta do atendimento de 100% da baixa complexidade, com contratação de médicos especialistas para diversas áreas: cardiologia, oftalmologia (cirurgia de catarata) e cirurgias diversas, além da implantação de exames de endoscopia e mamografia;
    Essas são só algumas para realizar e entregar dentro de 12 meses.

  11. Ai eu te pergunto. Os contratos acabam na sexta-feira como convocar servidores que não tem mas contrato pois os mesmos acabam no dia 17 de julho. Cancela esse curso ou o caso vai para a justiça férias é férias senhora secretária.

  12. Ahhhhh.. novidades…. a tão esperada parcela do décimo parece que não será paga agora…. brincadeira mesmo.. Como assim????? Se fala em pagar escalonado… se prepare minha gente..Muitas conquistas ainda.

  13. Férias é férias e não venham com ameaças porque não temos medo , qual o valor dessa avaliação de desempenho? Serve para causar insatisfação , fofocas e inimizades , pode colocar zero se quiser , mas eu conheço os meus direitos!Não sou filha de pai assustado .

  14. É o povo segue conquistando.. décimo terceiro escalonado… só recebe quem ganha o minimo… Até quando??? Senhores vereadores , nao se esqueçam que ano que vem, vocês vão de porta em porta pedir voto e certamente vão bater na minha.. Por que ficam passivos, não abrem a boca… nao fiscaliza.. não sabem qual é a função de vocês não?????? Já nao recebemos o adicional de ferias e agora mais essa … Se não tem dinheiro pra pagar parte agora.. vai ter pra pagar tudo em dezembro?. Se ta em crise pra que manter altos salarios dos comissionados, sendo que a maioria nao tem compentencia nenhuma. Prova é da competencia , a secretária marca curso para professores nos dias de recesso… onde ja se viu isso.. e até agora nenhum vereador apareceu … e nem o prefeito… Cadê esse povo????

  15. Como já dizia o velho ditado: faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço. Fico passada com tanta sujeira e acham e somos bobos. Ficam fazendo os contatrados de bobos dizendo que não tem vaga para dar posse, abre um edital com um mundo de vagas e dão posse para a SECRETÁRIA de educação em uma vaga de professor de matemática que ainda não existe. Vota de novo povo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP