Nesta quarta-feira (6), professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais fazem uma paralisação mobilizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG).
A categoria reivindica um plano de atendimento para 2020, o término do fechamento de turmas e turnos; e escolas, além do pagamento integral do 13º salário de 2019 e do piso salarial.
Em Presidente Olegário o Governo de Minas anunciou o fechamento da Escola Estadual Tonico Batista para o ano letivo de 2020. A escola fundada há 54 anos conta hoje com cerca de 100 alunos e 27 servidores.
Os professores e demais servidores da Escola Estadual Tonico Batista aderiram a paralisação convocada pelo Sind-UTE – MG. Levantamento feito pelo Pohoje, mostra que somente os funcionários do Tonico Batista participam da paralisação no municÃpio de Presidente Olegário, as demais escolas estaduais nenhum servidor aderiu e os alunos tem aula normal.
Em Belo Horizonte representantes do Sind-UTE – MG, participam de audiência pública na Comissão de Educação na Assembléia de Minas e uma vigÃlia de pressão pelo pagamento integral do 13º de 2019 e do Piso Salarial Profissional, contra a municipalização, o fechamento de turnos e de escolas em Minas, entre elas a Escola E. Tonico Batista.
A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais enviou nota a redação do Pohoje sobre o caso.Â
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informa que esta quarta-feira (6/11) é dia letivo no calendário da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e que acompanhará, ao longo do dia, a adesão das escolas estaduais à paralisação das atividades convocada pelo sindicato que representa a categoria da educação.
Em relação ao Plano de Atendimento, a SEE/MG esclarece que é uma ação que acontece anualmente na rede estadual e tem como objetivo a organização das escolas para atendimento e garantia de vaga aos estudantes no ano subsequente. Trata-se de um trabalho da SEE/MG, considerando a demanda por vagas, os espaços fÃsicos, etapas da educação e a localização geográfica de cada unidade escolar, buscando a qualidade da aprendizagem dos alunos. A Secretaria salienta, ainda, que serão garantidas vagas para atender a demanda de todos os estudantes.
Fechamento da Escola Estadual Tonico Batista.Â
A partir da análise do plano de atendimento, a SEE/MG informa que a Escola Estadual Tonico Batista, em Presidente Olegário, será fundida com a Escola Estadual Farnese Maciel. Ambas as escolas ofertam os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5° ano). Portanto, os alunos da Escola Estadual Tonico Batista serão matriculados na Escola Estadual Farnese Maciel, que está localizada a menos de 500 metros da escola em questão, sem prejuÃzo no atendimento dos estudantes do municÃpio.
Em relação ao pagamento do 13º salário e ao piso salarial dos professores, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) dará as informações após a reunião com a categoria.