Entra prefeito e sai prefeito e o problema de animais soltos na rua incomodam os moradores de Presidente Olegário. A transmissão de doenças e o perigo de ataque; ou de causar acidentes de trânsito são algumas das reclamações da população olegarense quanto à presença de cachorros abandonados pelas ruas e avenidas da cidade. Eles alegam que os riscos são constantes e ocorrem devido a falta do recolhimento por parte da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses do municÃpio.
A quantidade de animais espalhados pela cidade tem causado transtornos tanto para os pedestres, quanto aos condutores. A população pede providências, pois além dos perigos no trânsito, os animais são responsáveis pela transmissão de doenças.
O excesso de animais soltos pela rua, como cães, gatos e outros animais podem transmitir doenças como a raiva. A falta de controle de animais de rua pode colocar a população em risco.  Através de nota a Prefeitura informou que tem os recursos para construção do canil, mais ainda não terreno adequado.
A Prefeitura Municipal emitiu uma nota através da Assessoria de Imprensa nesta segunda-feira 6 de abril.
“O secretário de Agricultura, Adão Pimpim, informou que a prefeitura tem o recurso para a construção do canil em Presidente Olegário, mas ainda não encontrou um terreno adequado para a construção. Dentre as normas técnicas, estão a necessidade de o terreno ser distante da cidade, ter reserva ambiental regulamentada pelo órgão competente e ser longe de qualquer nascente de água.
O local ideal deve ser comprado pela prefeitura para o projeto ser adaptado ao terreno com a sondagem e a elaboração da planta baixa. Depois disso, o valor da construção pode ser estimado – o secretário acredita que giraria em torno de 50 mil reais. Tudo isso, claro, após o trâmite legal pelas casas de lei.
Houve uma reunião entre o secretário e o prefeito há cerca de seis meses sobre o tema, desde então, ele visitou algumas cidades para conhecer sistemas de canis e vem procurando a região adequada para a construção. A Administração tem veterinário concursado que será o encarregado pelo estabelecimento para castração, vacinação e proteção dos animais de rua”, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Presidente Olegário.​
Â