A Prefeitura de Presidente Olegário, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta quinta-feira (10), um mutirão para aplicação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose vacina contra a Covid-19. Veja mais abaixo quem pode se vacinar.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o mutirão tem como objetivo incentivar a vacinação de pessoas que não vacinaram ainda e os que já deveriam ter se vacinado com, mas ainda não retornaram para receber o imunizante, bem como a dose de reforço.
A vacinação será realizada nas UBSs Aeroporto e Mateus Caixeta, nesta quinta-feira (10), de 8h às 16h. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante da dose de reforço.
Vacina nas comunidades rurais
Segundo a Prefeitura, a vacinação das pessoas das comunidades rurais, obedecem cronograma estabelecido pelo setor de Epidemiologia, caso tenham alguma dúvida podem entrar em contato com seu agente de Saúde ou na Secretaria através do telefone 34 3811 01 79.
Vacinas para crianças (quinta-feira 10 na UBS Aeroporto)
Nesta quinta-feira (10) também estará disponível a 1ª dose pediátrica para crianças de 5 a 11 anos. A aplicação será realizada mediante a presença dos pais ou responsáveis que precisam assinar um TERMO autorizando. Caso queira já levar preenchido e assinado pode acessar o site da Prefeitura.
Vacinas de 1ª, 2ª, 3ªdose e 4ª Dose (quinta-feira 10 na UBS Mateus Caixeta).
Primeira e segunda dose
Podem receber a primeira dose pessoas com 12 anos ou mais, sendo necessário apresentar documentação de identificação, cartões do SUS e de Vacinas. Já a segunda dose será aplicada para as pessoas vacinadas há 21 dias com a primeira dose.
Terceira Dose
A terceira dose será aplicada em pessoas com 18 anos ou mais. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de aplicação das doses anteriores. Podem serem imunizados aqueles que receberam a última dose do esquema vacinal (segunda dose) há quatro meses.
Quarta dose
A quarta dose da vacina contra Covid é para pessoas imunossuprimidas com 18 anos ou mais, que tenham completado quatro meses da aplicação da dose 3 (dose reforço).
São considerados imunossuprimidos as categorias abaixo:
-Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
Pessoas vivendo com HIV/Aids
Uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias
Pacientes em hemodiálise
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias), entre outros.