Prefeitura realiza III Conferência Municipal de Educação em Presidente Olegário

A Prefeitura Municipal de Presidente Olegário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, o Conselho Municipal de Educação e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb realizaram na noite de ontem (06-10), a III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PRESIDENTE OLEGÁRIO.

O intuito da Conferência é analisar e avaliar a consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE, o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e eleger os delegados para a IV Conferência Nacional Educação – CONAE e Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais – CEEMG.

Durante o evento foram abordados o tema central foi “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, onde a abertura do evento foi realizada pelo Prefeito Municipal Rhenys da Silva Cambraia, que colocou em pauta a real situação da Administração e planos para um futuro próximo em Presidente Olegário, e a Secretária de Educação Nilda Maria de Sousa Borges, explicou como está o funcionamento da Educação desde o ano de 2020 com o início da pandemia até o retorno presencial de forma híbrida das aulas em 2021, e colocando em pauta o trabalho já realizado pela educação em Presidente Olegário. E posteriormente foi explanado o Tema Central, pela Psicóloga Rayane Oliveira Regis e pela Assistente Social Cilene Dark da Silva Teixeira.

Dentre os temas abordados foram realizados grupos que discutiram temáticas importantes para a educação municipal, tanto a nível municipal, quando regional. A III Conferência Municipal de Educação é de grande importância pois trata de assuntos de grande relevância onde foram tratados 8 eixos que serão levados ao CONAE 2022. Sendo eles:

--- Continua depois da publicidade ---

· I – Democratização da Educação – acesso, permanência, construção de conhecimento e terminalidade;

· II – Educação e diversidade – reconhecimento, democratização, direitos humanos, justiça social, equidade e inclusão;

· III – Financiamento da Educação – gestão, transparência e controle social;

· IV – Gestão democrática – participação popular e controle social;

· V – O PNE 2024-2034 – Políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação – cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

· VI – Valorização dos profissionais da Educação – formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

· VII – Qualidade social, avaliação e regulação das políticas educacionais;

· VIII – Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, regulação da Educação.

O evento realizado no Salão Dionísio Garcia no bairro Saltador, reuniu os principais representantes da comunidade escolar, do poder público (Executivo e Legislativo), das organizações não-governamentais, indígenas e demais instituições da sociedade civil. Numa participação plural que busca garantir que o processo seja mais democrático, contemplando todos os aspectos que se relacionem com a educação em nosso município.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Presidente Olegário. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cofe