Prefeitura decreta situação de emergência devido às chuvas no município de Presidente Olegário

Decreto é por período de 180 dias. Nas últimas horas choveu 56 milímetros.

O prefeito de Presidente Olegário, sargento Rhenys Cambraia (Cidadania) decretou situação de emergência devido às fortes chuvas que vêm sendo registradas constantemente no municí­pio desde 19 novembro e causa estragos.

O decreto de emergência foi publicado na edição  desta quarta-feira (28) do Diário Oficial da Prefeitura de Presidente Olegário.Clique aqui e Leia o decreto na íntegra.

De acordo com o decreto elaborado conforme parece da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o volume de água vem causando deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos que causaram danos materiais e residências, vias públicas/estradas, pontes, danos ambientais entre outros. 

A situação de emergência é uma etapa necessária para buscar recursos junto ao Governo Federal e do Estado para atenuar os transtornos causados pelas chuvas.

Com o decreto o município fica autorizado a realizar contratações sem licitação, desde que seja para atender de forma emergencial os problemas causados pelas chuvas. O estado de emergência é pelo período de 180 dias.

De acordo com a Estação de Tratamento de Água “ETA” nas últimas horas em Presidente Olegário choveu 56 milímetros (mm), no acumulado de dezembro, o volume de água é de 422 mm, no mesmo perí­odo em 2021 foram 369,9 mm.

Ainda de acordo com a “ETA” em 2022 já choveu 1.973,46 mm. No mesmo período em 2021 o volume de chuva foi de 1.706,9 mm.

A previsão de chuva do Clima Tempo para o municí­pio de Presidente Olegário é de 45 mm nas próximas 48h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP