
Os donos de açougues de Presidente Olegário continuam levando o gado para ser abatido em outros municÃpios e a relatos até mesmo de abate clandestino. O matadouro municipal da cidade está fechado desde 2 de maio de 2011, pelo Ministério Público, quando foi interditado por causa de irregularidades .
Em 2012, um novo matadouro começou a ser construÃdo e já foram gastos R$ 442 mil, mas as obras não foram concluÃdas. Com a situação, a atual administração quer terceirizar o final da construção e os serviços para colocar o matadouro em funcionamento.
Também em 2012, a Câmara Municipal aprovou um projeto colocando nome no matadouro que passou a denominar Matadouro Municipal Jair José de Oliveira.
Segundo a Secretaria de Agricultura está aberto um chamamento público para interessados em concorrer a concessão de uso de bem público, para construção, instalação e funcionamento do matadouro para abate de bovinos e suÃnos.
Quem assumir o matadouro terá que providenciar a conclusão da obra, equipar obter licenças para colocar o mesmo em funcionamento.
As pessoas interessadas em conhecer o as obras localizadas no bairro Santa Rita, em um espaço de 5 hectares, podem agendar visitas através do secretário Júlio Reis pelo telefone 034 3811 14 71.
O credenciamento dos interessados é feito somente pelo e-mail: agricultura@po.mg.gov.br, para mais informações os interessados também podem ligar (34) 38111471.
O Secretário de Agricultura Júlio Reis disse ao Pohoje que o chamamento público é a primeira etapa para buscar terceirização, que após essa etapa será feito um projeto para ser enviado ao Legislativo.
Ainda segundo Júlio Reis no projeto será definido o prazo da concessão pública, valores, bem como as exigências legais. A terceirização tem que ser aprovada pela Câmara Municipal.