
O Curso Educação Empreendedora continua gerando polêmica entre professores e a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Olegário. A data do curso com carga horária de 16h foi marcada para o perÃodo de férias dos professores dias 20 e 21 deste mês.
Presidente Olegário publicou reportagem essa semana sobre o curso oferecido gratuitamente pelo municÃpio em parceria com o SEBRAE de Paracatu. Na reportagem professores não concordavam com o curso durante as férias.
A professora Helena Maria dos Santos Evangelista da Escola Carmem Celina Nogueira de Castilho enviou ao portal uma nota relatando que recebeu um documento da Secretaria Municipal de Educação dizendo que estava matriculada no curso. “Não entendi o porquê de estar matriculada uma vez que não tinha sido informada da existência do mesmo†disse a professora
“Em momento algum os professores ficaram “indignados†pelo curso e sim pela data do mesmo e por ter sido avisado depois de muitos já terem compromissos marcados†acrescentou a professora Helena.
A professora destacou que a importância de sempre estar capacitando os professores e por isso fizeram um abaixo- assinado solicitando a mudança da data do curso uma vez que a maioria já havia marcado compromisso para o perÃodo de férias escolares.
Helen Evangelista disse que resolveu procurar o prefeito e pedir ajuda no sentido de trocar os dias do curso, pois todos que conversou queriam fazer o curso, porém na data e da maneira que foi desenvolvido o planejamento do mesmo ficou difÃcil.
“Gostaria de ressaltar que queremos e sempre vamos reivindicar por cursos de capacitação, para enriquecer nosso currÃculo e melhorar nossas praticas ninguém melhor que nós que estamos na sala no dia a dia com o aluno para saber de tal importância†completou a professora Helena Evangelista.
A Secretária de Educação Girlene Firmina, disse que as datas foram agendadas considerando disponibilidade dos técnicos do SEBRAE e os professores não são obrigados a fazer o curso. A função do municÃpio é ofertar ocasionando enriquecimento no curriculum dos profissionais.
“Ganhamos tudo, instrutores e material didático e existem vários profissionais querendo fazer o curso. Já temos várias inscrições confirmadas e não seria justo com as pessoas que querem participar cancelar, visto que não temos outra data, uma vez que temos que cumprir 200 dias letivos com os alunos e ainda os professores possui cargo no Estadoâ€, declarou Girlene Firmina.
Girlene Firmina voltou a ressaltar que o curso de capacitação é citado na Lei Complementar nº 27, de 17 de junho de 2011, Anexo I, nas atribuições do cargo, na Avaliação de Desempenho e no Plano Municipal de Educação e é de obrigação oferecer.
“Sei que a maioria dos professores já estão qualificados, mas como dizia Esopo ” Ninguém é tão grande que não possa aprender, e nem tão pequeno que não possa ensinar”, destacou Girlene Firmina.
Ainda segundo a secretária esse ano outros cursos foram oferecidos: Informática em janeiro na E. M. Professora Carmem Celina Nogueira de Castilho, tivemos a participação de vários profissionais e o Curso de Libras, que está em andamento em parceria com a Superintendência Regional de Ensino. No ano passado os professores participaram  do PNAIC.
Até o fechamento da reportagem o prefeito Palito (PMDB) não tinha manifestado sobre o pedido da professora Helena Evangelista.
Nota da professora Helena Maria dos Santos Evangelista
    Em resposta a matéria exibida “Professores da rede municipal de ensino terão capacitação gratuita nas férias Curso Educação Empreendedora no perÃodo de férias escolares não agradou a classe†Eu Helena Maria dos Santos Evangelista professora do 2° ano da Escola Carmem Celina Nogueira de Castilho gostaria de esclarecer alguns pontos:
 Recebi um ofÃcio datado do dia 29 de junho no qual constava a seguinte informação: “servimos do presente, para informar que vossa senhoria está matriculada no Curso de Educação Empreendedora, a realizar-se nos dias 20 e 21†é claro não entendi o porquê de estar matriculada uma vez que não tinha sido informada da existência do mesmo. Mas diante do tema e sabendo a importância de sempre estar capacitando nós professores decidimos fazer um abaixo- assinado solicitando a mudança da data do curso uma vez que a maioria já havia marcado compromisso para o perÃodo de recesso escolar. Em momento algum os professores ficaram “indignados†pelo curso e sim pela data do mesmo e por ter sido avisado depois de muitos já terem compromissos marcados.
Recebi outro ofÃcio no dia 09 de junho de esclarecimento onde no mesmo diz que o curso foi solicitado no mês de março, então deixo a pergunta por que não avisou os professores para os mesmos não marcar compromissos? Porque até então sempre foi sugerido que os compromissos como: viagens, consultas, exames, etc… fossem marcados nesse perÃodo.
Foi esclarecido também que a Educação Empreendedora faz parte de uma mudança curricular que acontecerá nos próximos anos motivo a mais da importância e necessidade da participação de todos os professores nesse curso.
 Como ficou claro que as datas foram marcadas de acordo com a disponibilidade dos instrutores do SEBRAE e em conversas com colegas resolvi procurar o Prefeito e pedir ajuda no sentido de trocar os dias do curso, pois todos que conversei queriam fazer o curso, porém nessa data e da maneira que foi desenvolvido o planejamento do mesmo ficou difÃcil.
Acredito que o Prefeito vai olhar com carinho porque o curso é Gratuito, mas sabemos muito bem que gera custos e é pago com dinheiro de impostos, precisa ser muito bem aproveitado. Se mesmo estando matriculada não é obrigatório fazer o mesmo gostaria de ressaltar que queremos e sempre vamos reivindicar por cursos de capacitação, para enriquecer nosso currÃculo e melhorar nossas praticas ninguém melhor que nós que estamos na sala no dia a dia com o aluno para saber de tal importância.
Helena Maria dos Santos Evangelista