Pelo segundo ano, pandemia altera celebrações da Semana Santa na Paróquia Santa Rita de Cássia

Missas serão transmitidas pelas redes sociais e Rádio Regional FM, celebrações presenciais só poderão receber 30% do público.

Pelo segundo ano seguido, a programação da Semana Santa em Presidente Olegário ficou comprometida por causa da pandemia da Covid-19 e precisará passar por adaptações para ser realizada.

Uma comunicado emitido pela Igreja Católica informou sobre as medidas a serem adotadas na Semana Santa de 2021.

A Via Sacra foi cancelada esse ano e, segundo o padre Marino Santos, pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia, todas as igrejas estão realizando celebrações com 30% de sua capacidade.

Além disso, as redes sociais da paróquia e Rádio Regional FM 106,3 serão usadas para a transmissão dos evento esse ano,  como ocorreu em 2020.

No Domingo de Ramos, por exemplo, não haverá procissões, para evitar aglomerações. Para a bênção dos ramos, as paróquias deverão escolher a segunda ou terceira forma do Missal Romano. O rito do Lava-Pés, na Missa da Ceia do Senhor, também não será realizado.

Na Celebração da Paixão do Senhor, a veneração da Santa Cruz será realizada com uma simples genuflexão, omitindo-se o beijo da Santa Cruz. A preparação e acendimento do fogo, na Vigília Pascal, no Sábado Santo, também não poderá ser realizada.

Sem o ritual tradicional, o Círio Pascal será aceso seguindo-se a proclamação da Páscoa. O Domingo de Páscoa será celebrado conforme as orientações para as Missas dominicais.

Quanto ao Sacramento da Penitência, não se poderá realizar o chamado “mutirão de confissões”. Os párocos deverão estabelecer e comunicar aos fieis de sua paróquia dias e horários para atendê-los, observando-se o devido distanciamento social e o uso de máscara. Clique aqui e veja a Programação da Semana Santa.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, a recomendação de medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP