
Nesta sexta-feira 14, as equipes Programa de Saúde da FamÃlia (PSFs) e o Núcleo de Apoio a FamÃlia (NASF) realizaram uma caminhada da lagoa até a Praça Independência para alertar os homens sobre o câncer de próstata. No dia 19 de novembro será realizada uma Blitz Educativa na Praça Independência. Dia 22, terá atendimento odontológico no PSF Bilé Godinho de 7h à s 13h. Até o final do mês será realizada uma palestra para todos os servidores do sexo masculino da prefeitura que também será aberta a toda a população. Já no dia 26 de novembro terá atendimento noturno no PSF do Bairro Planalto.
Os homens devem procurar fazer o exame de toque da próstata aos 40 anos de idade. Depois deste primeiro exame, recomenda-se o intervalo de cinco anos para um novo exame. A partir dos 70 anos o exame retal deve ser feito de seis em seis meses. Não precisa estar sentindo nenhum problema para procurar o exame. Se ele sentir alguma dor óssea já é sinal que o problema avançou. Mesmo que o exame de sangue ter resultado normal é recomendável fazer o exame retal.
Segundo a Coordenadora da Atenção Primária Carminha Ester apesar de toda a campanha o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza os exames de próstata. “No municÃpio de Presidente Olegário estamos trabalhando para realizar os exames no próximo ano gratuitamente para todos os homens”, declarou Carminha Ester.
O municÃpio de Presidente Olegário tem 10 casos de câncer de próstata em tratamento e 12 pessoas aguardam resultado de biópsia.













