O melhor café de Minas Gerais em 2019, é do produtor André de Souza Lima Campos, o Café Dona Nenem é produzido no Distrito de Santiago Minas, municÃpio de Presidente Olegário. Ele foi anunciado nesta terça-feira (3), o campeão na categoria café “Cereja Descascado/Despolpado†do 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Na categoria Café Natural, o campeão estadual foi o produtora Maria Soraia Guimarães, de Serra do Salitre. Os dois campeões estaduais tocam a produção com a famÃlia e exercem a atividade a décadas, segundo a Emater-MG.
A premiação foi entregue pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ao produtor rural Eduardo Pinheiro Campos que representou o filho André de Souza Lima Campos. A cerimônia ocorreu na sede da Emater em Belo Horizonte.
O concurso é considerado o maior do paÃs, para esta edição do concurso foram inscritas 1.500 amostras. Vinte e oito produtores disputaram a fase final, conforme a Emater. Os inscritos passam pela avaliação de especialistas os cafés concorrentes passaram por análises fÃsicas e sensoriais feitas.
Premiados
Primeiro lugar na Categoria “Café Naturalâ€
1. Região Cerrado Mineiro (Serra do Salitre): Maria Soraia Guimarães;
2. Região Chapadas de Minas (Francisco Dumont): Empresa Eco-AgrÃcola Café Ltda;
3. Região Matas de Minas (Espera Feliz): Paulo Gomes;
4. Região Sul de Minas (Bueno Brandão): Marco Antônio dos Santos;
Primeiro lugar na Categoria “Cereja Descascado/Despolpadoâ€
1. Região Cerrado Mineiro (Presidente Olegário): André de Souza Lima Campos;
2. Região Chapadas de Minas (Francisco Dumont): Empresa Eco-agrÃcola Café Ltda;
3. Região Matas de Minas (Espera Feliz): Flávio José Protásio de Abreu;
4. Região Sul de Minas (Dom Viçoso): LÃvio Cesar Carvalho Ferraz