Os proprietários de imóveis situados no perÃmetro urbano de Presidente Olegário, que construÃram ou ampliaram suas propriedades nos últimos anos e não atualizaram o cadastro, estão sendo notificados pela Prefeitura, através do Edital Nº 001/2020, publicado em 23/01/2020, da divergência encontrada quanto a área construÃda do seu imóvel.
 A atualização do cadastro foi realizado por determinação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), após auditoria realizada em 2017, que recomendou a adequação de vários procedimentos na gestão municipal, dentre eles a revisão de leis tributárias, a cobrança da dÃvida ativa e o recadastramento dos imóveis no MunicÃpio.
O cálculo da área construÃda dos imóveis foi feito por meio de fotos aéreas e terrestres, obtidas por aviões e veÃculos equipados com aparelhos de última geração, em metodologia denominada geoprocessamento (contrato Nº 176/2018, iniciado em 2018) que possibilita determinar com precisão a área de cada imóvel.
A última atualização imobiliária em Presidente Olegário foi realizada no ano de 2001. O novo mapeamento mostrou que dos 8.273 imóveis existentes na cidade, 3,747 estão com a área desatualizada, sendo a maioria com acréscimo na área construÃda. Â
O edital com os nomes dos proprietários que terão correção na área construÃda de seus imóveis foi publicado no site da Prefeitura. Clique aqui e leia a relação dos contribuintes.Â
O IPTU de 2020, já será emitido com as áreas aferidas pelo geoprocessamento. Assim, os contribuintes que não concordarem com a nova área construÃda, deverão procurar o setor de tributação/obras da Prefeitura, no prazo de 30 dias após a publicação do Edital, para agendamento de visita de um técnico, que realizará a devida conferência.Â
Fonte: Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Presidente Olegário.