Em mais uma fase da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), foi realizada uma Campanha de entrega voluntária nesta quinta-feira (29), na Praça Afonso de São centro de Presidente Olegário. A ação tem por objetivo conscientizar os moradores a devolverem voluntariamente animais silvestres mantidos irregularmente em cativeiro, sem cobrança de multa.
Segundo Gustavo Endrigo, diretor de Estratégia e Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD – além da consciência ambiental, a campanha serve de alerta à s pessoas sobre as consequências penais e administrativas que podem sofrer em razão da conduta de manter animais silvestres em cativeiro.
Ainda segundo Gustavo Endrigo as pessoas que fizeram a entrega dos animais voluntariamente estão livres de multa e processos pelo crime ambiental. A multa administrativa que pode ser gerada por criar animais irregularmente é de até R$ 15 mil.
Foram devolvidos 45 animais na campanha, sendo a maioria papagaios (22), também foram entregues jabutis, jandaias, maritaca e sabiás.
Os animais devolvidos pela população serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), de BrasÃlia (DF) e Belo Horizonte onde receberão os devidos cuidados. Após análise de médicos veterinários os animais serão preparados para serem soltos na natureza.