Mais de 130 voluntários alimentam e atendem romeiros a caminho de Andrequice

Ponto de apoio começou há 15 anos, foi criado pelo Padre Geraldinho e a voluntária Margarida Barbosa
Parte de alguns voluntários que atendem nos pontos de apoio aos romeiros
Parte de alguns voluntários que atendem nos pontos de apoio aos romeiros de Nossa Senhora da Abadia

Os fiéis que estão a caminho da Festa de Nossa Senhora da Abadia, em Andrequice, na região rural de Presidente Olegário, têm um espaço para recuperar as energias às margens da rodovia. Voluntários da Paróquia Santa Rita de Cássia oferece ponto de apoio com lanches e área para descanso. Até o momento 135 voluntários estão inscritos para trabalhar.

Segundo uma das organizadoras, Margarida Barbosa, 100% dos alimentos servidos são provenientes de doações. O apoio aos devotos começou na sexta-feira (17) e vai até o mês de agosto. O atendimento acontecerá  ainda nos dias 24, 25 e 31 de julho; e dia 1º de agosto. “Todos os que passam por aqui têm chegam felizes. Percebemos neles a fé e isso é muito importante”, disse Margarida.

Os pontos de apoio são organizados durante a comemoração religiosa. As paradas estão localizadas no meio do caminho, a 20 quilômetros de Presidente Olegário na fazenda da Dalva depois da ponte do Rio da Prata, na estrada vicinal região do Crico na Fazenda do Sérgio, 42 km da cidade e na Casa de Apoio aos Romeiros Orozimbo Braga ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, no povoado de Andrequice e funcionam 24 horas para atender romeiros que passam fazendo trajeto em diferentes horários. No local são oferecidos pão, leite, água e os tradicionais caldos de frango e feijão, já conhecidos e requisitados pelos fiéis.

Esse trabalho voluntário de atendimento aos romeiros foi criado há 15 anos pela devota Margarida Barbosa e o Padre Geraldinho. Margarida Barbosa é uma das responsáveis pela ação. “Eu gosto muito porque é gratificante ajudar o próximo e todos os voluntários gostam de contribuir com os romeiros e servir; é um prazer muito grande pra gente”, afirmou Margarida Barbosa.

“Eu e o Padre Geraldinho chegamos à frente do Santuário e tinha um moço deitado no sol quente, perguntamos se estava bêbado ele disse que não, falou que estava entrevado devido a sua caminhada a pé e que era devoto de Nossa Senhora e conseguiu pagar sua promessa, sensibilizamos acolhemos o moço e a partir dai surgiu os pontos de apoio” disse emocionada Margarida Barbosa.

Romaria

A Festa de Nossa Senhora da Abadia “Festa de Andrequice”, no município de Presidente Olegário é realizada há 127 anos. A organização estima que 50 mil pessoas participem do evento que é realizado de 6 a 15 de agosto.

Durante esse período, milhares de romeiros percorrem a pé 64 quilômetros entre Presidente Olegário e Andrequice. A maioria deles faz o trajeto em uma Via Sacra para pagar promessas e agradecer graças alcançadas.

Ao todo, ocorrerão 33 missas, 9 novenas, 9 orações de terço, 10 adorações e 3 procissões. Duzentos e cinquenta pessoas, entre voluntários e colaboradores, irão trabalhar nos festejos. Caso você queira ser voluntário nos pontos de apoio para Andrequice ou possa fazer uma doação de alimentos entre em contato pelo 034 9668 4057.

Voluntários atendendo romeiros nos pontos de apoio.
Voluntários atendendo romeiros nos pontos de apoio.
POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP