Índios em Presidente Olegário aprendem com os Bombeiros a combater queimadas e técnicas de primeiros socorros

Treinamento foi realizado na Aldeia Indígena Renascer Wakonã

Índios do povo  Xucuru Kariri, que vive na Aldeia Indígena Renascer Wakonã, entre o Distrito de Galena e o povoado de Andrequice; município de Presidente Olegário fizeram um treinamento de combate a incêndio e técnicas de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros. 

Segundo o Corpo de Bombeiros o treinamento de combate a queimadas faz parte do plano de ação para enfrentamento ao período de estiagem, na etapa preparação, onde são verificados pontos que demandam atenção e de acordo com cada situação é definido como agir para ajudar a reduzir os riscos daquela área.

O treinamento foi realizado no dia 16 de junho, por uma equipe do Núcleo de Incêndios Florestais do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Patos de Minas. Na oportunidade, além de conhecer a aldeia que se localiza na área de articulação do Batalhão, os militares realizaram um treinamento de noções de combate a incêndios florestais e primeiros socorros, a fim de munir os indígenas com conhecimento técnico de como lidar em situações emergências.

De forma a trabalhar a prevenção, as ações estratégicas para enfrentamento ao período crítico, buscam levar a informação a todos os cantos, difundindo hábitos seguros que além de diminuir o número de ocorrências deste tipo, levam conhecimento para que as pessoas possam em segurança, agir em princípios de queimadas, evitando que estas tomem grandes proporções e diminuindo os prejuízos decorrentes destes fatos.

Assim, o Corpo de Bombeiros Militar fortalece as comunidades, e torna-as mais resilientes.

O povo Xucuru-Kariri é originário do interior do Estado de Alagoas e os índios estavam em Caldas (MG) desde 2001. Conforme a Funai, eles saíram do Sul de Minas por conflitos internos que impediram o convívio e instalaram no município de Presidente Olegário no primeiro semestre de 2018.

Colaborou: 12º Batalhão de Bombeiros Militar

Leia mais: 

͍ndios instalam em terras próximo a Andrequice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP