
Índios da tribo Xucuru-Kariri se instalaram em uma fazenda na área rural de Presidente Olegário, entre o Distrito de Galena e o povoado de Andrequice. Ao todo 64 indígenas, sendo 42 adultos e 22 crianças, se mudaram para área de cerca de 400 hectares.
Os novos moradores vieram do município de Caldas, no Sul de Minas Gerais e ocuparam as terras de propriedade do Governo Federal que foi repassada a Fundação Nacional do Ãndio – FUNAI – . No local, os indígenas pretendem construir uma aldeia para abrigar os 64 integrantes da tribo.
O imóvel de propriedade do Governo Federal foi adquirido pela União após cobrança de uma dívida do proprietário da fazenda junto a Receita Federal e foi cedido a tribo.
O povo Xucuru-Kariri é originário do interior do Estado de Alagoas e os índios estavam em Caldas (MG) desde 2001. Conforme a Funai, eles saíram do Sul de Minas por conflitos internos que impediram o convívio.
A tribo Xucuru Kiriri já protocolou junto a Prefeitura de Presidente Olegário documento com diversa solicitações, entre elas água potável, transporte escolar, atendimento médico e abertura de estradas.
De acordo com a Prefeitura, o município aguarda posicionamento da Fundação Nacional do Índio – FUNAI – para discutir o atendimento aos novos moradores.
De acordo com a Prefeitura, o município não tem terras indígenas e a instalação da tribo em Andrequice é um fato novo que tem que ser discutido entre FUNAI, Índios e a prefeitura para deliberar sobre as demandas exigidas.
A Prefeitura informou que o atendimento médico já está sendo programado para os integrantes da tribo. Funcionários do setor de saúde da Prefeitura de Presidente Olegário organizaram uma campanha para arrecadar alimentos, material de higiene, roupas, remédios e calçados para os integrantes da tribo. Quem puder fazer doação pode entregar em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde – UBS – no horário de atendimento ao público.