Incêndio em Área de Preservação Permanente no bairro Planalto é controlado por servidores da Prefeitura e voluntários

Voluntários e servidores da Prefeitura se mobilizaram na noite  desta sexta-feira (27) para conter um incêndio que atingiu uma Área de Preservação Permanente (APP) na Rua Jk, no bairro Planalto em Presidente Olegário. Ninguém ficou ferido. 

O incêndio teve início por volta das 20h, as chamas atingiram a vegetações diversas, sendo controlado por voluntários e servidores da Prefeitura utilizando um caminhão pipa. A ação que durou cerca de 2h. 

 Para o controlar as chamas foram utilizados pelos menos 10 mil litros de água do caminhão pipa do município. As pessoas envolvidas para combater incêndio acredita que o fogo tenha sido criminoso – ou seja, iniciado por alguém que tinha o intuito de fazer com que as chamas se propagassem. A área queimada ainda não foi calculada.
Alerta do Corpo de Bombeiros

A queimada além de trazer sérios riscos aos transeuntes de rodovias e estradas vicinais, lotes vagos, os incêndios em áreas rurais e na cidade ainda trazem prejuízos à fauna e à flora. Com o período da seca é importante que a população redobre a atenção e tome medidas preventivas para não se tornarem vítimas.

Queimadas na cidade

--- Continua depois da publicidade ---

Na cidade, caso seja vizinho de lotes vagos, o ideal é não jogar lixo nos mesmos, e caso o proprietário não tome as medidas previstas pelo código de postura do município (manter lote limpo), faça ao longo da divisa um aceiro para proteção da sua edificação.

Propriedade rural

Na zona rural e nas margens das rodovias, o maior aliado na proteção contra a propagação dos incêndios e também o maior facilitador dos trabalhos de combate às chamas é o aceiro que é uma medida preventiva caracterizada pela criação de uma faixa sem vegetação medindo de 1 a 2 metros de largura em torno das cercas de divisas, plantações, currais, reservas florestais, casas, galpões entre outros bens.

Com o aceiro consegue-se compartimentar as áreas impedindo ou dificultando a propagação do incêndio e criando pontos a partir dos quais os Bombeiros podem iniciar o combate às chamas.

Queima de lixo é proibida

Assim como na área urbana, também é proibido queimar lixo em fazendas e fazer limpeza de áreas rurais utilizando o fogo, visto que estas práticas frequentemente acabam por gerar grandes incêndios florestais.

Essas medidas trarão segurança, porém devemos conscientizar de que a queimada traz inúmeros prejuízos e utilizarmos de métodos diferentes para solução de problemas como limpeza de áreas e descarte correto de lixo.

Queimada é crime

Vale ressaltar que queimada é crime, caso observe alguém realizando esse tipo de ação acione a Policia Militar através do telefone 190. Em casos de queimadas, o Corpo de Bombeiros poderá ser acionado através do telefone 193 para extinção do incêndio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cofe