Incêndio destrói vegetação próximo ao bairro Américo Caetano

Um incêndio destrói vegetação de um terreno próximo ao bairro Mateus Caixeta no final da tarde e início de noite desta quinta-feira (7), em Presidente Olegário. Ninguém ficou ferido.

O fogo se espalhou próximo ao bairro Mateus Caixeta na saída para o Entre Serras. O Pohoje fez contato com os proprietários da área e eles acreditam que fogo pode ser uma ação criminosa.

Desde o período seco o município de Presidente Olegário já registrou diversos incêndios em vegetação. A área queimada não foi calculada.

Alerta dos Bombeiros

--- Continua depois da publicidade ---

O Corpo de Bombeiros orienta a população da cidade e das propriedades rurais sobre os riscos das queimadas devido ao agravamento da seca e aumento da temperatura e dos ventos.

A queimada além de trazer sérios riscos aos transeuntes de rodovias e estradas vicinais, lotes vagos, os incêndios em áreas rurais e na cidade ainda trazem prejuízos à fauna e à flora. Com o período da seca é importante que a população redobre a atenção e tome medidas preventivas para não se tornarem vítimas.

Queimadas na cidade

Na cidade, caso seja vizinho de lotes vagos, o ideal é não jogar lixo nos mesmos, e caso o proprietário não tome as medidas previstas pelo código de postura do município (manter lote limpo), faça ao longo da divisa um aceiro para proteção da sua edificação.

Propriedade rural 

Na zona rural e nas margens das rodovias, o maior aliado na proteção contra a propagação dos incêndios e também o maior facilitador dos trabalhos de combate às chamas é o aceiro que é uma medida preventiva caracterizada pela criação de uma faixa sem vegetação medindo de 1 a 2 metros de largura em torno das cercas de divisas, plantações, currais, reservas florestais, casas, galpões entre outros bens.

Com o aceiro consegue-se compartimentar as áreas impedindo ou dificultando a propagação do incêndio e criando pontos a partir dos quais os Bombeiros podem iniciar o combate às chamas.

Queima de lixo é proibida

Assim como na área urbana, também é proibido queimar lixo em fazendas e fazer limpeza de áreas rurais utilizando o fogo, visto que estas práticas frequentemente acabam por gerar grandes incêndios florestais.

Essas medidas trarão segurança, porém devemos conscientizar de que a queimada traz inúmeros prejuízos e utilizarmos de métodos diferentes para solução de problemas como limpeza de áreas e descarte correto de lixo.

Queimada é crime

Vale ressaltar que queimada é crime, caso observe alguém realizando esse tipo de ação acione a Policia Militar através do telefone 190. Em casos de queimadas, o Corpo de Bombeiros poderá ser acionado através do telefone 193 para extinção do incêndio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cofe