
Na sexta-feira (2), o Ministro da Saúde Ricardo Barros, informou que vacina contra a gripe será liberada para toda a população, e não só para grupos prioritários, a partir de segunda-feira (5). Entretanto, em Presidente Olegário, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta segunda-feira (5), que, até o momento, ainda não tem um posicionamento sobre a ampliação para toda a população ou não da vacinação.
Segundo a coordenadora LaÃs Santos Araújo do setor em Presidente Olegário, a definição da ampliação deve ocorrer nesta segunda-feira, pela a Secretaria de Estado de Minas Gerais e Ministério da Saúde. Até o momento as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o municÃpio não tem a dose da vacina. “O municÃpio de Presidente Olegário aguarda ser comunicado oficialmente sobre a decisão de ampliação da vacinação de toda a população”, explicou Lais Araújo.
Ainda segundo a coordenadora a campanha tinha sido prorrogada até dia 9 deste mês, mas mesmo assim a dose estava em falta. A prorrogação foi tomada porque, neste ano, o público-alvo da campanha procurou menos as Unidades Básicas de Saúde. Em Presidente Olegário a campanha não atingiu os 90% da meta dos grupos prioritários.
De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica até no dia 26 de maio, a cobertura vacinal atingiu 3.604 pessoas, 92,93%. Dos três grupos prioritários 3.604 pessoas receberam a vacina. As gestantes e criança ficaram abaixo da meta. Foram vacinadas 111 (77,62%), 755 crianças foram vacinadas (81,18%) e 2.369 idosos (96,81%).