Governo libera vacina da gripe para toda a população, mas não tem dose nas UBS

Decisão da ampliação da vacina em Minas Gerais deve sair nesta segunda.Cerca de 3.604 pessoas já foram vacinadas no município.
Minas Gerais deve definir nesta segunda-feira sobre a ampliação da vacinação contra a gripe

Na sexta-feira (2), o Ministro da Saúde Ricardo Barros, informou que vacina contra a gripe será liberada para toda a população, e não só para grupos prioritários, a partir de segunda-feira (5). Entretanto, em Presidente Olegário, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta segunda-feira (5), que, até o momento, ainda não tem um posicionamento sobre a ampliação para toda a população ou não da vacinação.

Segundo a coordenadora Laís Santos Araújo do setor em Presidente Olegário, a definição da ampliação deve ocorrer nesta segunda-feira, pela a Secretaria de Estado de Minas Gerais e Ministério da Saúde. Até o momento as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o município não tem a dose da vacina. “O município de Presidente Olegário aguarda ser comunicado oficialmente sobre a decisão de ampliação da vacinação de toda a população”, explicou Lais Araújo.

Ainda segundo a coordenadora a campanha tinha sido prorrogada até dia 9 deste mês, mas mesmo assim a dose estava em falta. A prorrogação foi tomada porque, neste ano, o público-alvo da campanha procurou menos as Unidades Básicas de Saúde. Em Presidente Olegário a campanha não atingiu os 90% da meta dos grupos prioritários.

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica até no dia 26 de maio, a cobertura vacinal atingiu 3.604 pessoas, 92,93%. Dos três grupos prioritários 3.604 pessoas receberam a vacina. As gestantes e criança ficaram abaixo da meta. Foram vacinadas 111 (77,62%), 755 crianças foram vacinadas (81,18%) e 2.369 idosos (96,81%).

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP