Golpe do IPVA: vídeo de site que promete desconto de 20% volta a circular e autoridades fazem alerta

Pagamento deve ser feito apenas pelo site oficial da Secretaria de Fazenda ou e de forma presencial em agências bancárias credenciadas

O vídeo que mostra o golpe do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) aplicado por meio de um site falso da Secretaria da Fazenda de Minas voltou a viralizar em aplicativos de mensagens nos últimos dias. O imposto 2024 começa a ser cobrado no estado a partir do dia 15 deste mês.

O vídeo viralizado mostra uma pessoa simulando o pagamento via site da Secretaria da Fazenda, mas ao fim do processo aparece uma mensagem para pagamento via PIX com 20% de desconto. Ao clicar na opção, a conta do PIX estaria em nome de uma pessoa física. Procurada pela reportagem, a pasta informou que o vídeo é de 2023.

“Em janeiro e abril de 2023, foram registradas denúncias sobre golpes aplicados por criminosos que criavam sites semelhantes aos oficiais oferecendo até 25% de desconto para o pagamento do IPVA. O caso foi investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, que, na época, retiraram os sites do ar”, informou a assessoria da pasta.

A pasta destaca que as únicas formas de pagar os dois tributos são diretamente nos caixas ou terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores (bancos credenciados e casas lotéricas), internet banking ou por meio do site da pasta estadual. Para pagamento nas casas lotéricas é necessário levar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que deve ser gerado, exclusivamente, no site da Secretaria de Fazenda. 

Veja as datas de pagamento abaixo:

SEF-MG / Divulgação

Colaboraram: Rádio Itatiaia e Juarez Martins/Pohoje.

Leia mais:  

Com mais de 9 mil veículos emplacados, Presidente Olegário deve arrecadar R$ 8,1 milhões com IPVA 2024

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP