Festa da Produção: Festival de Pratos Típicos vai escolher os três melhores pratos e prestar homenagens

Arquivo - PMPO
Arquivo – PMPO

O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR – prepara para esta terça-feira (14) o 27º Festival de Pratos Típicos da Produção, em Presidente Olegário.  O festival é um dos eventos, coordenados pelo COMTUR, que integra a programação da 32ª Festa da Produção deste ano, que termina no dia 19 de outubro. O festival será realizado no Clube Recreativo Buritis, 20h, os pratos poderão ser entregues a partir das 16h.

Ponto alto da festa os pratos típicos mostra culinária olegarense em diversos setores da produção. Foram distribuídos mil convites e expectativa dos organizadores é que mais duas mil pessoas prestigiem o evento.

Segundo o Secretário de Turismo, Adamilton Oliveira serão homenageados os criadores de três pratos que se destacarem nos quesitos: aparência, criatividade e originalidade. Também será homenageada a aluna Ana Paulo Araújo Pinheiro do sétimo ano matutino da Escola Municipal Professora Carmem Celina   que venceu o concurso de poesia sobre a Festa da Produção.

Outra homenagem segundo Adamilton Oliveira será para os familiares de Onésio Olímpio da Silva “in memoriam” voluntário em todos os festivais de pratos típicos enquanto vida teve. A homenagem será entregue a sua irmã Maria Olímpia da Silva “Guita” que já esta com quase um século de vida.

PUBLICIDADE

Produção

Presidente Olegário se destaca em vários setores da produção agrícola destaque para o algodão No grupo dos municípios que apresentam maior produção, a liderança é de Unaí, no Noroeste do Estado, com safra estimada de 14 mil toneladas. Em segundo lugar, está Presidente Olegário, com algodão 7 mil toneladas, em 194 hectares, no chapadão de São Pedro, Distrito de Ponte Firme.

No quesito qualidade Presidente Olegário tem o melhor café do Brasil com café de secagem “natural”, e se em 3º lugar com um café cereja descascado no Distrito de Santiago de Minas.

De acordo com o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG, Zé dos Reis, em Presidente Olegário há uma variedade na produção os dados é da safra 2013/2014.

Presidente Olegário tem 11 mil hectares de milho, com produção de 94 mil toneladas, soja 42 mil toneladas em 15 mil hectares, feijão 4 mil toneladas, em 160 hectares, , maracujá 1 mil 300 toneladas, em 90 hectares, laranja mil toneladas, em 60 hectares, abacaxi mil toneladas, em 40 hectares, abacate 900 toneladas, em 90 hectares, mandioca 480 toneladas, em 40 hectares, café 9 mil toneladas, em 3 mil e 900 hectares, cana-de-açúcar 297 mil toneladas, em 3 mil e 500 hectares.

Na pecuária o município produz 50 milhões e 417 mil litros de leite por ano, sendo que 5 milhões é para a produção do queijo minas artesanal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *