A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) afirmou na tarde desta quinta-feira 1º de outubro, que o abastecimento de água na cidade de Presidente Olegário não será prejudicado devido a estiagem que atinge o municÃpio.
Segundo a empresa a produção de água em Presidente Olegário é de 34 litros de água por segundo, sendo 23 no ribeirão Três Barras e, mais 11 litros de água por segundo captados em dois poços profundos.
Apesar do nÃvel do Ribeirão Três Barras ter baixado consideravelmente, a empresa afirma que o fornecimento de água, está normal e o ribeirão com vazão suficiente para suprir abastecimento da cidade, e que até o momento, não há previsão de rodÃzio na cidade.
A Companhia informa, ainda, que recentemente para aumentar a disponibilidade de água em algumas regiões foram implantados 460 metros de redes de distribuição de água e instalado nove registros para setorização do sistema de abastecimento da cidade, possibilitando que, quando for preciso interromper o fornecimento de água para executar alguma manutenção preventiva ou corretiva no sistema, menos imóveis fiquem desabastecidos.
De acordo com a Copasa, essa setorização, por estar segmentada por área, diminui a abrangência da área afetada pela paralisação do sistema, tornando mais ágil a sua recuperação, após a conclusão dos serviços para correção de vazamento, entre outros e, consequentemente, menos impactante para os moradores.
Uso Consciente e responsável da água
A Copasa trabalha para evitar o desabastecimento, mas a colaboração da população é fundamental. Por isso, é muito importante o engajamento de todos no uso consciente e responsável da água, como por exemplo: não lavar o passeio com mangueira, em vez disso, usar a vassoura; tomar banhos rápidos; molhar plantas com regador e não com a mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos; reutilizar a água da máquina de lavar. São atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem estar de toda a população.
Decreto de Situação de Emergência devido a seca.
Presidente Olegário está há 130 dias sem chuvas significativas, últimas registradas foram no mês de maio que choveu 66,4 milÃmetros. No mês de agosto choveu 4,7 e todo o mês de setembro 1,6 milimetros.
A Prefeitura publicou no Diário Oficial Eletrônico do municÃpio um Decreto de Situação de Emergência devido a seca no municÃpio. Clique aqui e leia. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura caminhão pipa foi contratado e está levando água para famÃlias na região da Prata, Galena e Andrequice.