Escola Estadual Tonico Batista reúne ex-diretores e funcionários para comemorar 50 anos de fundação

Comemoração aconteceu nesta quarta-feira (3) no pátio da escola
Ex-diretores, professores e atuais servidores da Escola Estadual Tonico Batista
Ex-diretores, professores e atuais servidores da Escola Estadual Tonico Batista

A Escola Estadual Tonico Batista de Presidente Olegário, no dia 3 de maio, comemorou 50 anos de fundação legalizada. E nesta quarta-feira 3 de junho, foi realizada uma cerimônia em homenagem aos ex-diretores e funcionários, relembrando ali a história da instituição e pessoas que se doaram em prol da educação do povo de Presidente Olegário.

Para marcar a data, a direção reuniu a comunidade escolar em uma ‘Hora Cívica’, realizada na no pátio da escola. O ato cívico teve início com a composição da mesa, execução do hino nacional e o hino da escola cantado pelos alunos do ensino fundamental que tem composição da professora Rosa de Lima Araújo Godinho. Na sequência os alunos do ensino fundamental contaram a história da fundação da escola com jogral e entrevista com ex-diretores e músicas.

No seu pronunciamento, a diretora Etelvina Ribeiro, externou as homenagens às famílias, professores, alunos e diretores, que faz parte da comunidade escola. “Agradeço a cada família que confiou e confia aos funcionários da Escola Tonico Batista para a missão de alfabetizar seus filhos, vamos continuar trabalhando para melhorar a cada dia nossa educação” disse a diretora.

A ex-diretora Dulcelina Correa Silveira, visivelmente emocionada disse que a maior homenagem é rever a todos que trabalharam com ela durante sua gestão. “Na minha época me chamavam de durona e diziam que eu tinha um chinelão para colocar disciplina na escola. E tinha mesmo, mas o respeito ao chinelão ajudou muitos estudantes a serem alguém na vida, hoje ele não pode sequer ser mencionado”, declarou Dulcelina.

A diretora da APAE, Zildinha cumprimentou os funcionários da escola pela comemoração e acrescentou que estudou na escola. “A Escola Tonico Batista foi referência pra min, minhas filhas e milhares de estudantes que hoje tem uma profissão” completou Zildinha.

Participaram da cerimônia além de alunos, funcionários, ex-professores, a diretora da Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra, Tianinha, diretora da APAE, Zildinha e a diretora da Escola Estadual Farnese Maciel, Nilda de Lima. Os ex-diretores  que estiveram presentes foi Antônio Miguel, Dulcelina Correa Silveira, Eva de Lima, Maria José Pinheiro Marra e Janaína Amaral. No final foi servido um bolo a todos os presentes.

HISTÓRICO

A escola foi instalada em prédio cedido, situado à Rua Felisberto Fonseca (antiga casa onde hoje é o Supermercado Santo Antônio), depois funcionou na Rua Ilídio Araújo e só em 1982 é que um novo prédio foi construído na Rua Severino Mendes, 400, para atender a demanda de matrícula que da Escola Estadual Farnese Maciel que já não atendia a demanda.

O ato de criação foi efetuado através do nº 8.172 de 1965, pelo governador Magalhães Pinto como Escola Estadual Tonico Batista. Foi designada a professora Maria de Lourdes Pinheiro para dirigir o educandário que iniciou com oito classes de primeiro grau. As primeiras professoras da escola foram Maria Elisa Nogueira de Castilho, Sônia Garcia, Terezinha Araújo e Dona Elzi.

O nome de Escola Estadual Tonico Batista foi escolhido pelo prefeito Sebastião de Freitas.  O nome do homenageado era Antônio Batista Marra, mas era conhecido como Tonico Batista era comerciante e produtor rural.

Em 1985 a escola contava com 20 turmas, funcionando em três turnos diurnos e um noturno com o Mobral. As turmas funcionavam em salas cedidas e alugadas. Com estas turmas, nasce a Escola Estadual do Bairro Planalto (hoje a Escola Municipal Carmem Celina), para atender o fluxo de matricula, sempre crescente, que funciona também sob a direção de Dulcelina Corrêa Silveira, com a ajuda de seu secretário Prof. Antônio Miguel de Amorim, até o final de 1º semestre de 1987.

As escolas foram desmembradas e a direção da Escola do Planalto passou para a professora Nadir Ferreira de Freitas Marra. Dulcelina permaneceu na E.E. Tonico Batista até 14/02/2000, quando se aposentou.

Também foi diretores do Tonico Batista, Antônio Pinheiro Queiroz, Eva Maria de Lima Benz, Maria José Pinheiro Marra, Antônio Miguel de Amorim, Denise Queiroz, Janaína Amaral, Maria Eliza e atual é Etelvina Ribeiro.

No decorrer desses 50 anos, inúmeros e importantes fatos ocorreu relacionados à Escola Estadual Tonico Batista, que sempre esteve presente nos desfiles, mobilizações sociais, formação de milhares de estudantes outras causas consideradas nobres pela sociedade olegarense.

A escola conta hoje com cinco salas de aula, uma biblioteca, sala de computação, sala de professores, salas para área administrativa e serviços. Tem aproximadamente 150 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Ex-diretores, professores e atuais servidores da Escola Estadual Tonico Batista
Ex-diretores, professores e atuais servidores da Escola Estadual Tonico Batista

 

 

Supervisora Carla Carvalho, supervisora Elisbeth, diretora Tianinha; ex- diretores Eva de Lima, Janaína Amaral, Maria José P. Marra, Antônio Miguel, Dulcelina Correa Silveira e atual diretora Etelvina Ribeiro
Supervisora Carla Carvalho, supervisora Elisbeth, diretora Tianinha; ex- diretores Eva de Lima, Janaína Amaral, Maria José P. Marra, Antônio Miguel, Dulcelina Correa Silveira e atual diretora Etelvina Ribeiro

 

 

 

 

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP