Dois alunos da Escola Estadual Padre José Andre Caldeira em Presidente Olegário, testou positivo para Covid-19. No dia 3 de novembro, as aulas presenciais passou a serem obrigatórias na rede estadual e municipal de ensino.
A informação foi confirmada pela Superintendência Regional de Educação (SRE) neste final de semana.
O Pohoje procurou o Governo de Minas, que manifestou através de nota neste domingo (7), (veja a nota na Ãntegra).
Os casos positivos dos dois alunos já foram lançados nos boletins epidemiológicos divulgados no site da Prefeitura de Presidente Olegário, já que a testagem positiva ocorreu entre quarta-feira (3) e sexta-feira (5). Eles estão em isolamento domiciliar conforme os protocolos da Saúde.Â
A direção da escola também informou, no site ‘Monitora Covid’ que é um documento interligado com a Secretaria do Estado da Saúde para registros de casos da doença.Â
De acordo com a nota emitida pela Secretaria de Estado da Educação, a suspensão das aulas não foi necessária, conforme o protocolo, devido eles estudarem em turmas diferentes e não tiveram contato com os demais alunos e servidores. O protocolo prevê a suspensão das atividades presenciais quando há mais de um caso com diagnóstico confirmado de Covid-19 em uma mesma turma, turno ou escola, sendo analisada cada situação.
Casos da doença no municÃpio.
Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta sexta-feira (5), Presidente Olegário tem 1.165 casos confirmados, sendo que 1.124 pessoas estão curadas da doença, tem 36 óbitos, 4 casos suspeitos. Cinco pacientes testados positivos estão em isolamento domiciliar.
Vacinação em Presidente Olegário
Até o fechamento da reportagem foram aplicadas 26.002 doses de vacinas contra a Covid-19 no municÃpio de Presidente Olegário. Os dados são da Prefeitura e do Ministério da Saúde.Â
Das aplicações, 14.463 pessoas já receberam a 1ª dose, 10.625 pessoas imunizadas com 2ª dose/dos única, receberam a Dose de Reforço 881 pessoas  (Dose Reforço – idosos e outras pessoas que receberam mais uma dose, além das duas normais ou dose única), e foram aplicadas 33 Dose Adicional (Dose Adicional – imunossuprimidos que receberam mais uma dose, além das duas normais ou dose única).
Nota do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais(SEE/MG)
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais(SEE/MG) informa que o protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prevê a suspensão das atividades presenciais quando há mais de um caso com diagnóstico confirmado de Covid-19 em uma mesma turma, turno ou escola, sendo analisada cada situação.
No caso da Escola Estadual Padre José Andre Caldeira Coimbra, em Presidente Olegário, onde dois alunos testaram positivo para Covid-19, não foi necessária, conforme o protocolo, a suspensão das atividades presenciais na unidade. Os alunos estudam em turmas diferentes e não tiveram contato com os demais alunos e servidores.
A situação está sendo monitorada pela Superintendência Regional de Patos de Minas, responsável pela coordenação da escola, e não houve registro de outro caso suspeito envolvendo alunos ou servidores.